Resenha de I’m Not Running: o novo National Theatre de David Hare toca nas pontas dos pés em torno do Partido Trabalhista ★★★

Desde o início, I'm Not Running, uma nova peça de David Hare - sua 17ª para o National Theatre - confunde.

É uma sátira política? Drama doméstico? Ele tenta ambos, mas nenhum com sucesso; é de alguma forma cheio de coisas e sem substância.

A peça é centrada em Pauline Gibson (Siân Brooke de Sherlock), uma parlamentar independente que pode ou não estar concorrendo à liderança do Partido Trabalhista. É ambientado no presente - preenchendo o passado de Pauline por meio de flashbacks - mas há pouca referência à realidade política atual: não há menção a Corbyn ou Brexit. Não está claro qual partido está no poder. A ação, então, parece desamparada, muito teórica: Pauline, em particular, é feito de muita teoria, todos os princípios rígidos, sem coração suficiente.

• Siân Brooke adoraria trazer Eurus Holmes de volta como detetive consultor de Sherlock
  • Sherlock star sim ân Brooke se junta ao elenco dos bons presságios de Neil Gaiman
  • Millie Bobby Brown de Stranger Things vai estrelar como irmã de Sherlock na série de filmes Enola Holmes

Embora claramente pretenda ser uma mulher complexa, intelectual e obstinada, Pauline é profundamente não convincente, até implausível. Brooke pode ser cativante e faz o possível para encontrar profundidade em Pauline, mas o desempenho resultante é irregular e afetado, especialmente em comparação com seus colegas de elenco.

Alex Hassell - como Jack Gould, o namorado universitário de Pauline que virou rival político - acha o humor que ela carece, embora ele seja tão questionável: autoritário, egoísta, dogmático. Mas enquanto os momentos mais acalorados de Pauline ocorrem quando sua ideologia é desafiada, Jack chega quando seus sentimentos são feridos, o que é muito mais humano e atraente.

Joshua McGuire (Lovesick, The Hour) traz facilidade e calor para o braço direito de Pauline, Sandy, desdenhoso e exasperado ao enfrentar um pacote de imprensa barulhento, em partes iguais indulgente e firme com Pauline. Amaka Okafor como a jovem assistente de Jack também é muito assistível, apesar da sensação de que sua personagem é pouco mais do que um meio de fundir o pessoal e o político em uma reviravolta chocante no segundo ato.

É um momento de grande drama em uma peça sinuosa, que vê a linha central - se Pauline fará uma oferta de liderança - divergir para incluir mediações sobre feminismo, o SNS sitiado, mutilação genital feminina, consentimento sexual, alcoolismo, imigração, violência doméstica .

Em contraste com essa abundância, o cenário é esparso: uma única sala de duas paredes da qual a ação às vezes se derrama, um dispositivo que poderia ter sido mais usado para preencher o espaço vazio do palco.

A melhor cena na produção de Neil Armfield está no segundo ato do pacier, quando Jack e Pauline se confrontam - seu verdadeiro eu, não apenas suas respectivas posições políticas. Cheio de uma crueza vívida, ele mostra o talento considerável dos protagonistas, bem como a habilidade dramática de Hare. Se ao menos o resto da peça tivesse feito o mesmo.

I'm Not Running está atualmente no Lyttelton do National Theatre até 31 de janeiro de 2019. Os ingressos podem ser adquiridos aqui .