A análise da cadeira: o drama universitário de Sandra Oh é uma tarefa interessante (mas apressada)

Esta competição está encerrada

Classificação de 3,0 de 5 estrelas

Depois de um ano em que muitas instituições foram forçadas a abordar sua história e cultura interna, o drama sombrio e cômico da Netflix, The Chair, parece particularmente oportuno. Situada na prestigiosa Pembroke University, Sandra Oh (Killing Eve) estrela como a Dra. Ji-Yoon Kim, a primeira mulher a se tornar chefe do departamento de Inglês, que enfrenta desafios como um professor autodestrutivo envolvido em um escândalo e declínio de matrículas impulsionado por um corpo docente fora de contato.

Sinto como se alguém me entregasse uma bomba-relógio porque queria ter certeza de que uma mulher a estava segurando quando ela explodisse, diz Ji-Yoon, preparando o cenário para uma história em que a luta de ser uma mulher profissional é um ponto focal. O elenco da cadeira explora habilmente três gerações de injustiça no local de trabalho através do trio de Dr. Kim, Professor Joan Hambling (Holland Taylor, Hollywood) e a estrela em ascensão Professor Yaz McKay (Nana Mensah, 13 razões por que).

A contratação marcante de Ji-Yoon rapidamente dá uma virada amarga à medida que sua vida pessoal fica sob intenso escrutínio, com a acadêmica sênior forçada a equilibrar o que ela sente ser o melhor para a universidade com as preocupações sobre como ela será vista por seus colegas do sexo masculino. Sua promoção faz com que o impetuoso Professor Hambling reflita sobre como sua carreira foi prejudicada por um estabelecimento sexista, exigindo reconhecimento em uma cena de partir o coração. O problema persiste para os novos acadêmicos, já que métodos de ensino inventivos, aulas populares e seguidores nas redes sociais não são suficientes para ganhar ao Professor McKay o respeito dos autodenominados dinossauros do departamento - interpretados por Bob Balaban e Ron Crawford.

Para gerenciar suas preferências de e-mail, clique aqui.

Tudo isso é interessante e o show poderia ter sido mais forte se tivesse se dedicado a estudos mais profundos dos personagens desse trio central e suas experiências. Em vez disso, a adição do Professor Bill Dobson de Jay Duplass fornece uma distração menos atraente, puxando a cadeira para o discurso de 'cancelar cultura'. Depois de realizar inexplicavelmente uma saudação nazista em uma de suas palestras, o outrora popular acadêmico se encontra no centro de uma tempestade de mídia social que gera protestos e petições no campus exigindo que ele seja demitido do departamento.

david walliams livros

Há algo a ser dito sobre o argumento do Presidente de que, pelo menos em alguns casos, o caminho para o resgate não deve ser inacessível, nem as reações automáticas devem ser consideradas um substituto para uma mudança significativa de longo prazo. Mas o próprio Dobson ser um idiota insuportável mina esses pontos válidos e torna essas cenas mais difíceis de suportar, enquanto o romance do personagem com Ji-Yoon nunca é particularmente bem estabelecido.

Sandra Oh e Jay Duplass na cadeira

Netflix

Talvez isso possa ser atribuído à falta de tempo, já que The Chair tem uma duração relativamente breve de seis episódios de meia hora, nos quais ela se deu a vários tópicos complexos para desembrulhar. Por exemplo, outra subtrama explora a difícil relação entre a coreana-americana Ji-Yoon e sua filha adotiva latina Ju Ju, enquanto a mãe solteira tenta educá-la nas duas culturas. Esta também é uma história fascinante para explorar e oferece alguns momentos fortes, mas como uma subtrama secundária em uma minissérie já curta, ela certamente teria se beneficiado de mais tempo para respirar.

No geral, a showrunner Amanda Peet fornece uma visão nítida dos desafios enfrentados por mulheres e pessoas de cor no mundo tradicionalmente acirrado da academia, reforçado por performances fortes e momentos eficazes de alívio cômico. Dito isso, The Chair morde mais do que pode mastigar, expandindo ainda mais a cultura do cancelamento e a identidade pessoal - tópicos que exigiriam mais alguns episódios para serem explorados adequadamente - com o efeito adicional de tirar um tempo valioso dos personagens principais.

O presidente está disponível para transmissão na Netflix a partir de sexta-feira, 20 de agosto. Enquanto você espera, confira mais de nossa cobertura de Drama ou visite nosso Guia de TV para ver o que está passando hoje à noite.