Paz e gratidão: o verdadeiro significado de Namaste

Paz e gratidão: o verdadeiro significado de Namaste

Se você foi a uma aula de ioga, provavelmente já ouviu o professor de ioga dizer 'namaste' no final da aula. No entanto, a palavra sânscrita é usada em uma variedade de contextos fora do estúdio de ioga, desde uma saudação hindu comum a uma inferência mais profunda e espiritual. Embora muitos de nós não incluam 'namaste' em nosso vocabulário cotidiano, é importante entender suas origens e seu verdadeiro significado.

A tradução literal de 'namaste'

namaste ioga PeopleImages / Getty Images

Namaste é uma palavra sânscrita que significa 'Eu me curvo diante de você'. No hinduísmo, também tem um significado espiritual que reflete a crença de que o divino e o eu são todos iguais. Nesse contexto, namaste significa 'o divino em mim se curva ao divino em você'. Namaste pode ser algo que você diz e faz como uma forma genuína de expressar sua gratidão e apreço pela saúde, bem-estar e outras pessoas em sua vida.

Namaste como um olá respeitoso

Visitante do templo e sacerdote hindu cumprimentando-se GCShutter / Getty Images

Namaste é uma saudação tradicional confiável que pode ser usada para dizer olá a outra pessoa, seja em ioga, meditação ou outro ambiente tranquilo. A palavra carrega um forte elemento de respeito e pode ser usada de forma mais geral para saudar alguém em ambientes públicos e privados. A primeira parte da palavra, nama, se traduz em 'reverência', o que explica por que o gesto envolve curvar-se para a frente com as mãos entrelaçadas perto do coração em posição de oração. Encarar alguém diretamente durante o namaste demonstra respeito, gratidão e reconhecimento.

Dizer 'namaste' requer respeito e energia positiva

fizkes / Getty Images

Quando alguém coloca as mãos juntas na frente do peito e se inclina para dizer 'namaste', o gesto é visto como uma forma de consideração respeitosa, semelhante a uma oração. Namaste é uma saudação genuína e é importante abraçar essas emoções e pensar coisas positivas antes de dizer namaste para seu professor de ioga, colega, amigo ou membro da família.

O elemento de gratidão do namaste

Maneira tradicional indiana de dizer obrigado Namaste

O objetivo da Namaste é agradecer e reconhecer o tempo e o esforço que alguém dedicou a você. Os professores de ioga usam o namaste para agradecer a seus alunos por permitir-lhes dar aula e guiá-los na jornada de ioga, enquanto os participantes retribuem o sentimento. É ideal ficar o mais relaxado e tranquilo possível antes de dizer namaste para garantir que a saudação seja genuína e usada de maneira adequada.

Namaste cria uma energia feliz

namaste Simarik / Getty Images

Namaste envolve o compartilhamento de energia positiva entre as pessoas. Seu significado espiritual cria vibrações de energia abençoada para o receptor, transmitidas por meio da suposta conexão entre os chakras e os chakras do coração. A prática de ioga deve conectar as pessoas com seu subconsciente, levando a uma maior consciência de sua mente, corpo e alma, o que torna o momento perfeito para dizer namastê e expressar gratidão pela presença de outras pessoas.

Namaskar vs. namaste

perder a mão de uma mulher indiana fazendo Namaste

Namaste também se traduz como 'saudação a você', o que faz sentido dado seu status de saudação graciosa. É semelhante à saudação 'namaskar', que se traduz como 'Eu pago minhas saudações'. Algumas pessoas preferem um termo em vez de outro, mas muitos concordam que namaskar é mais apropriado para saudar várias pessoas, como uma classe inteira ou público. Enquanto isso, namaste é uma saudação divina mais personalizada para interações individuais.

pai de ciri o bruxo

O uso do namastê na ioga

namaste com ioga PeopleImages / Getty Images

Muitas pessoas ficam um pouco nervosas quando começam a aula de ioga, pois temem não conseguir manter a forma adequada. O objetivo do Namaste é eliminar essas dúvidas, mostrando que todos são iguais em seus esforços. Namaste é um lembrete do que é mais importante na ioga, que é dar o seu melhor e ter orgulho do seu corpo, mesmo que ele não seja perfeito. Os professores de ioga usam o namaste para terminar a aula com uma nota alta e manter os alunos se sentindo encorajados e motivados a continuar com sua ioga e meditação.

Namaste também pode ser um pedido de desculpas

namaste pelo perdão e paz Jasmina007 / Getty Images

Namaste também é usado como forma de desculpas, especialmente na cultura hindu. As pessoas podem dizer namastê se quiserem pedir perdão, e o destinatário pode reconhecer e aceitar o pedido de desculpas dizendo namastê em troca. É importante manter os olhos fechados e as mãos vazias durante o gesto para que seja bem recebido e a transferência de energia positiva seja ininterrupta.

Criando uma conexão espiritual por meio do namaste

namaste depois de ioga PeopleImages / Getty Images

Outro aspecto do namaste é manter uma distância física. Você não quer tocá-los fisicamente, pois esse espaço entre um e outro gera uma aura positiva mais forte e minimiza a probabilidade de transmissão de energia negativa. Pense no namastê como uma conexão espiritual envolvendo você e a outra pessoa. Contanto que você esteja usando o namaste para um propósito positivo, será uma forma eficaz de comunicação espiritual.

Namaste é um gesto suave e gracioso

namaste gracioso na praia Portra / Getty Images

Muitas aulas de ioga ensinam graciosidade e suavidade, o que anda de mãos dadas com o namaste. Quando juntar as mãos, faça-o com suavidade e graciosidade. Um leve toque de seus dedos permite que você se concentre no sentimento e na energia positiva. Dessa forma, você pode homenagear seu professor de ioga ou amigo com uma transferência espiritual significativa. Se você se sentir agraciado pela presença de alguém, diga namaste a essa pessoa em um ambiente tranquilo.