Por que Mackenzie Crook recusou Piratas do Caribe para fazer uma comédia na BBC4?

Quando a primeira série de Detectorists foi ao ar no ano passado, Mackenzie Crook disse que teve a ideia para sua série sobre dois entusiastas da detecção de metais enquanto assistia ao Time Team do Channel 4. E o programa de arqueologia liderado por Tony Robinson parecia a inspiração óbvia para um mundo sobre excêntricos com amor pela história.

Na verdade, como a estrela de The Office agora revela, ele recentemente revisou seus cadernos e descobriu que havia anotado a ideia de dois homens obcecados em encontrar um tesouro perdido em 1999. Ele estava adormecido em uma gaveta desde então.

É uma metáfora organizada para seu programa: uma bela joia, relativamente escondida na BBC4, mas descoberta, amada e valorizada por um crescente exército de entusiastas. Com razão, ele ganhou o Bafta de melhor sitcom no início deste ano.

É terno, emocionalmente honesto e engraçado. Apresenta a amizade e a obsessão masculinas sem recorrer aos clichês do futebol e da feminilidade. E explora a ideia de que, além de caminhar por um campo em busca de um tesouro enterrado, esses homens estão realmente procurando por muito mais.

Crook cresceu em Dartford, mas no fundo é um garoto do interior. Ele comprou oito acres de terras florestais de Essex para levar seus filhos. Eu cresci no subúrbio, mas passei todo o meu tempo no rio - era apenas um pequeno salto para o campo - eu estava nas margens olhando ansiosamente para fora.

Quando eu escrevi a primeira série, eu sabia que a detecção de metal normalmente acontece nos meses de outono e inverno, quando não há plantações nos campos - porque você não pode cavar uma plantação - então eles esperam. Então, quando o escrevi, imaginei-o em um mundo muito mais sombrio e cinza de ventos cortantes e lama, mas filmamos o piloto no verão e percebi que seria um tolo se não o filmasse no belo interior da Inglaterra. no verão, então isso também faz parte.

A BBC quer uma terceira série de Detectoristas, acrescenta, o que pode acontecer se ele tiver as ideias certas. Para ser honesto, eu realmente não tive grandes períodos de tempo desde o The Office em que estive desempregado ou em que fiquei desanimado com o que vai acontecer a seguir. Acho que sempre esperei que ele desabasse, e é por isso que estava muito ansioso para fazer este programa e criar algo para mim. Isto significa muito para mim. Um tesouro encontrado, de fato.

Detectoristas retornam à BBC4 hoje à noite (quinta-feira, 29 de outubro) às 22h