Quem é o novo apresentador do Countryfile, Steve Brown? Conheça o ex-paraolímpico que está provando que os céticos estão de novo

A vida de Steve Brown poderia ter terminado antes mesmo de começar. Quando ele tinha 24 anos, uma queda da varanda do primeiro andar de um amigo - eu não estava brincando, apenas tropecei e caí - o deixou com o pescoço quebrado e paralisado do peito para baixo.

Claro que não fiquei feliz com isso, diz ele, mas não queria que o mundo acabasse. Não havia nada que eu pudesse mudar, então eu só tinha que aproveitar ao máximo as coisas.

Embora os passos físicos sejam impossíveis, os profissionais são o que o impulsiona. E o que ele fará no domingo é muito especial: sua estreia como apresentador do Countryfile no domingo à noite será um dos olhos do conselheiro de carreira escolar que lhe disse aos 15 anos para desistir de seu sonho.

Eu disse a ele que queria ser um apresentador da vida selvagem. Cresci explorando o campo ao redor de onde morava em Kent. Se eu não estivesse jogando futebol com meus amigos, estava pegando girinos e vermes lentos, e adorava programas como The Really Wild Show e tudo com David Attenborough. Então é isso que eu queria ser. Mas o mestre de carreiras acabou de me dizer que eu não seria capaz de fazer isso e esquecer.

Brown durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012

Ele decidiu que, se não pudesse apresentar, filmaria ou editaria, e fez um curso para equipá-lo com essas habilidades. Mas então aconteceu o acidente.

Eu estava na casa de um amigo na Alemanha. Eu não estava fazendo nada errado ou bobo - nenhum britânico no exterior brincando - eu apenas tropecei e caí nas grades da varanda. Caí de bunda, minha cabeça voltou para os ombros e quebrei o pescoço. Enquanto estava deitado, sabia que tinha feito algo sério, mas não sabia o quê.

Brown ficou em tratamento intensivo na Alemanha por cinco semanas e, assim que sua condição se estabilizou, foi transferido para o hospital Stoke Mandeville, onde aprendeu a extensão de sua paralisia. Eu sabia que não se tratava de melhorar; tratava-se de reabilitação e aprender a viver em uma cadeira de rodas. E esse foi o início de minha nova vida.

Antes do acidente, ele representava seu condado natal no críquete e no futebol, e o esporte se tornou sua salvação. A agitação do rúgbi em cadeira de rodas proporcionou um vislumbre de sua vida antes desinibida. Eventualmente, ele venceu a seleção para o time da GB e em 2012 foi o capitão da equipe nas Paraolimpíadas de Londres. Ser o capitão dos jogos em casa é a maior coisa que você pode fazer. Fiquei incrivelmente orgulhoso.

Convites para a mídia se seguiram. Ele se tornou um comentarista, depois um apresentador e finalmente teve a chance de explorar sua paixão pelo campo com itens para o The One Show e Springwatch.

Hoje, fazendo seu primeiro filme para o horário nobre do Countryfile, sobre lebres em uma reserva natural nos arredores de Preston, em Lancashire, Brown, de 35 anos, está em seu elemento. Para mim, vale cada pneu furado, cada par de mãos enlameadas, cada volta molhada ... Quero ser julgado pelo meu desempenho. Espero que as pessoas vejam que se trata de capacidade, não de deficiência.

O amor de Brown pelo campo é incondicional. Significa, por exemplo, que ele não quer ver caminhos sendo criados para dar às pessoas em cadeiras de rodas, como ele, um maior acesso.

Não quero ser visto como porta-voz das pessoas em cadeiras de rodas, mas as pessoas boas, com ou sem deficiência, respeitam o campo e por isso não gostariam de passar por caminhos asfaltados porque respeitam a vida selvagem o suficiente para não . Há campo suficiente e pares de binóculos suficientes para poder ver um caminho terrivelmente longo. Você não deveria estar por dentro disso. O objetivo é dar espaço à vida selvagem e não se intrometer nela.

Hoje, com seus binóculos pendurados em seu pescoço e os pássaros na reserva chamando sua atenção, Brown parece tão feliz quanto possível. E ele gosta de nada mais do que compartilhar essa paixão.

Não posso levar meus sobrinhos para jogar futebol ou nos balanços e escorregadores, mas o que posso fazer é tirá-los com um livro de pássaros e binóculos e torcer para que as memórias que lhes dou sejam as mesmas que meu pai deu-me.

Este artigo foi publicado originalmente em 16 de abril de 2017