O que foi a fome da batata irlandesa?

O drama da ITV, Victoria, fez uma pausa na intriga, no powerplay e nos bailes à fantasia. Em vez disso, o episódio seis nos envia para o outro lado do Mar da Irlanda para ver os horrores da Grande Fome, enquanto a Rainha repreende seus ministros por aguardarem e não fazerem nada.

O que foi a fome da batata irlandesa?

A safra de batata fracassou na Irlanda entre 1845 e 1849, levando a um período de fome em massa e doenças que mataram um milhão de pessoas em uma população de oito milhões. Também levou a um êxodo em massa, uma grande parte da população emigrou para começar uma nova vida no exterior - muitos deles na América.

• Conheça o elenco da série 2 de Victoria
  • Victoria série 3 irá explorar as tensões sexuais no casamento real, diz Daisy Goodwin
  • Victoria série 3 confirmada com Jenna Coleman e Tom Hughes retornando

As quebras de safra foram causadas pela praga da batata, uma doença que destrói as folhas e as raízes da planta da batata. A praga devastou as plantações de batata em toda a Europa na década de 1840 - mas a situação na Irlanda a tornou devastadora.

Na Irlanda, quase metade da população dependia inteiramente de batatas ricas em calorias, resistentes e nutritivas, e o resto da população também consumia vegetais em grandes quantidades. Então, quando a safra falhou, as pessoas morreram de fome.

Os católicos irlandeses haviam sido proibidos por lei de possuir terras. Isso mudou no início do século, mas a propriedade da terra ainda estava concentrada nas mãos de famílias protestantes inglesas e anglo-irlandesas (geralmente proprietários ausentes) que tinham poder irrestrito sobre seus inquilinos. Na década de 1840, muitos fazendeiros arrendatários viviam em nível de subsistência em pequenos lotes de terra que mal forneciam comida suficiente mesmo em anos bons.

Durante a fome, a classe de proprietários de terras ainda exportava grãos da Irlanda para a Grã-Bretanha, beneficiando-se das Leis do Milho, que mantinham o preço do pão artificialmente alto. Os próprios irlandeses não podiam pagar pelos alimentos que eram exportados de seu país.

A Grande Fome tornou-se umponto de encontro para movimentos nacionalistas irlandeses e ressentimento crescente sobre o domínio britânico.

A Rainha Vitória e Sir Robert Peel tentaram intervir na Fome de Batata na Irlanda?

O governo britânico fez esforços ineficazes (e sem entusiasmo) para aliviar a fome. O primeiro-ministro conservador Sir Robert Peel não conseguiu persuadir seu partido a revogar as Leis do Milho em 1845, mas autorizou a importação de milho dos Estados Unidos. Isso ajudou um pouco - mas não o suficiente.

Lord John Russell tornou-se primeiro-ministro em junho de 1846 como parte de um novo gabinete Whig. Ele queria usar os recursos irlandeses para esforços de socorro, jogando o fardo financeiro sobre os proprietários de terras irlandeses e os próprios proprietários ausentes britânicos. Mas com os aluguéis não entrando mais, o resultado mais comum foi o despejo.

Em última análise, os esforços de socorro foram completamente inadequados e tímidos. Alguns intelectuais britânicos seguiram os ensinamentos de Malthus, acreditando que a crise era simplesmente um corretivo da natureza para altas taxas de natalidade e superpopulação, ou que o caráter nacional irlandês era o culpado.

E Victoria? Ela tinha alguma simpatia pelos horrores que aconteciam na Irlanda e doou £ 2.000 de seus recursos pessoais (embora haja uma história que, quando o sultão Abdulmecid, do Império Otomano, ofereceu enviar £ 10.000 em ajuda, o embaixador da Rainha pediu-lhe para tomá-lo até £ 1.000 para não envergonhar a Rainha). Ela também escreveu uma carta em nome da British Relief Association, pedindo dinheiro para aliviar o sofrimento na Irlanda.

A tão esperada primeira visita oficial de Victoria à Irlanda ocorreu em agosto de 1849. Foi organizada pelo Lorde Tenente da Irlanda, talvez para chamar a atenção dos políticos britânicos para o que estava acontecendo na Irlanda, mas também como um exercício de propaganda para fortalecer o domínio britânico.

A fome teve um impacto negativo na popularidade da Rainha, mas sua visita pareceu aliviar um pouco desse ódio. O Conde de Clarendon escreveu : O povo não está apenas encantado com a Rainha e a bondade graciosa de seus modos e a confiança que ela demonstrou neles, mas eles estão satisfeitos com seus próprios bons sentimentos e comportamento, que consideram ter removido a barreira que até então existia entre o Soberano e eles próprios.

A própria Victoria se apaixonou pelo país e o visitou várias vezes nas décadas seguintes. Mas nas décadas de 1870 e 1880 o relacionamento azedou - especialmente quando a Dublin Corporation enviou de volta um busto de seu amado Albert que ela havia dado de presente.