O que o Doutor está guardando no cofre na nova série de Doctor Who?

Com toda a empolgação da série 10 de Doctor Who até agora, você seria perdoado por esquecer que também introduziu um novo mistério atraente para a série que parece estar sendo gradualmente descoberto semana a semana - e o episódio de hoje, Smile, não foi exceção. Claro, quando dizemos mistério, estamos nos referindo especificamente à cripta enigmática guardada pelo Doutor (Peter Capaldi) e Nardole (Matt Lucas) na St Luke’s University, que aparentemente eles têm vigiado por cerca de 70 anos. Com base nos comentários feitos pelo Doutor no primeiro episódio da série, parece que deve conter um objeto ou ser de grande poder, algo que o Doutor diz não querer que ninguém fique muito curioso. Também parece que guardar o cofre é uma missão que o Doutor empreendeu especificamente para outra pessoa, com o Time Lord e Nardole fazendo alusão às promessas que ele fez que o mantiveram na Terra por tanto tempo no primeiro episódio da série. Estou aqui por um motivo, diz o médico. Eu estou disfarçado. Tenho promessas a cumprir. Ninguém pode saber sobre mim. O segundo episódio Smile, por sua vez, entra em ainda mais detalhes sobre a promessa do Doctor, enquanto também expõe os termos do exílio forçado do Doctor na Terra. Seu juramento, senhor, Nardole disse ao Senhor do Tempo. Você não deve sair do mundo, a menos que seja uma emergência. Mais tarde, o Doutor explica a Bill em termos gerais exatamente como esse juramento aconteceu, bem como suas restrições peculiares. Há muito tempo aconteceu uma coisa, diz ele. Como resultado da coisa, fiz uma promessa. Como resultado da promessa, tenho que ficar na Terra. Então. Claro como lama. Mas, no momento, ainda não temos ideia do que está dentro do cofre, com o Doutor optando por viajar com Bill por um tempo e esperar que os alarmes do cofre o alertem sobre qualquer problema. Então, o que está contido nele? Quem pediu ao Doutor para guardá-lo? E o que poderia ser tão importante para manter o salvador do universo preso à Terra por um longo período de tempo? No momento, a única pista quanto ao conteúdo do cofre são os símbolos de aparência vagamente Gallifreyiana vistos em sua porta (acima), o que poderia sugerir que alguma peça de tecnologia do mundo natal do Doctor é o MacGuffin escondido no coração de Bristol. Alternativamente, dado oretorno já confirmado de Time Lord The Master, colega de John Simmpara a série, pode ser que seja algo relacionado a ele (ou sua encarnação posterior, Missy, interpretada por Michelle Gomez, que também está de volta este ano)? Isso poderia explicar a necessidade da tecnologia Gallifreyana e o juramento que o Doutor fez poderia ter sido para seu próprio povo. Inferno, pode até ser o Mestre ou a própria Missy trancados lá - afinal, o Décimo Doutor de David Tennant uma vez não proclamou seus planos para manter o Mestre prisioneiro em sua Tardis no episódio de 2007, Last of the Time Lords? Então, novamente, pode ser que seja alguma outra criatura ou dispositivo mortal completamente novo que o Doutor e Nardole estão mantendo a salvo para um terceiro desconhecido, que aprenderemos a verdade nos próximos episódios. Certamente parece provável que a decisão do Doutor de viajar novamente voltará para assombrá-lo em episódios futuros, com o próprio homem notando que ele pode estar sendo um pouco irresponsável por levar Bill viajando no diálogo abaixo do episódio 2.
Bill: Bem, você não está guardando o cofre agora. O médico: Sim, estou. Eu tenho uma máquina do tempo, posso voltar antes de partirmos. Bill: Mas e se você se perder, ficar preso ou algo assim? O Doutor: Já pensei sobre isso. Bill: E? O médico: Bem, seria uma preocupação, então é melhor não insistir nisso.
O Doutor levou sua promessa a sério o suficiente para permanecer ali pela melhor parte de um século - então o que acontecerá agora que ele a quebrou? Doctor Who continua na BBC1 no próximo sábado às 19h20 Propaganda