O que aconteceu no final da série de The Cry? Um final doloroso, mas poderoso, finalmente revela a verdade

A busca por Noah foi reduzida, mas ainda está em andamento - porque (por razões compreensíveis) Joanna não estava muito ansiosa para contar à polícia o que realmente aconteceu.

A mãe de Alistair adivinhou a verdade

Antes de Alistair e Joanna deixarem sua casa na Austrália para voltar para a Escócia, Elizabeth (Stella Gonet) encurralou seu filho para uma conversa franca. E sem dizer em voz alta, ela deu a entender que ele poderia ter algo a ver com o desaparecimento de Noah. Alistair deu um reconhecimento velado de que suas suspeitas eram bem fundadas - mas também jogou Joanna debaixo do ônibus, observando que duas pessoas poderiam estar envolvidas no esconderijo de Noah juntos.

O que Elizabeth tirou dessa conversa? Nunca é explicado, mas não parece esfriar seu afeto por sua nora. Ela visitou Alistair e Joanna na Escócia alguns meses depois (na verdade, foi a primeira vez que ela voou para ficar com seu filho em uma década), e quando Alistair morreu sua dor parecia mínima. Ela estava ao lado de Joanna no hospital para tranquilizá-la quando ela acordasse.

Depois de tudo o que aconteceu, e tendo testemunhado vislumbres da violência e crueldade de seu filho, Elizabeth parece ter ficado do lado de Joanna e a acolhido como família.

Alistair mentiu sobre o verdadeiro cemitério de Noah

Depois de realizar a árdua tarefa de se livrar do corpo de Noah, Alistair contou a Joanna uma história sobre enterrá-lo ao pé de uma árvore magnífica perto da praia. Era uma fonte de conforto para ela, e ela finalmente o convenceu a levá-la até lá para que ela pudesse ver o lugar onde ele havia sido colocado para descansar.

Exceto, ele não estava lá. Alistair enterrou o menino em outro lugar, mas a levou a este local sabendo que a polícia estava rastreando seus movimentos. (E ele estava certo; eles chegaram logo depois para cavar toda a área, mas não encontraram nada.)

Joanna só descobriu que Alistair mentiu durante a fatal viagem de carro. Mas ela não descobriu a verdadeira localização do cemitério de Noah até que Alistair já estivesse morto.

Revelando a extensão da traição de Alistair e seu orgulho perverso de não ser pego, ele levou Joanna para visitar uma determinada casa recém-construída à venda na Austrália antes de partirem. Conduzindo-a a um ponto específico no chão, ele tirou uma foto dela enquanto ela ficava perplexa.

Quando Joanna recebeu os pertences pessoais de seu falecido noivo, ela olhou para o telefone dele - e percebeu que a fotografia estava definida como sua tela de bloqueio. De repente tudo fez sentido. Noah foi enterrado em algum lugar sob o assoalho, e Alistair o escondeu lá antes que a casa fosse construída.

… E então Joanna se mudou para a Austrália

O que você faz quando percebe que seu bebê morto está enterrado embaixo de uma casa na Austrália?

Você compra aquela casa e se muda para o outro lado do mundo, é claro.

O grito terminou de maneira diferente do romance?

No livro, a confusão começa quando Joanna e Alistair são convidados a tirar um remédio líquido da bagagem de mão antes de passar pela segurança. Há uma pressa para resolver isso e, finalmente, Alistair administra a medicação errada para Noah.

Mas os detalhes estranhos à parte, esta adaptação para a TV se mantém próxima ao romance original de Helen Fitzgerald A verdade é revelada aos poucos, à medida que descobrimos o que realmente aconteceu com o bebê.

Foi um final satisfatório?

Além do pequeno discurso estranho de Joanna no tribunal no final do episódio, que definitivamente não a fez parecer suspeita, o episódio final de The Cry foi muito poderoso. Aqui estava uma história sobre abuso emocional e controle coercitivo na relação tóxica entre Alistair e Joanna - uma relação que mudou dramaticamente com o tempo.

Falando sobre o tempo, o que foi chato sobre o primeiro episódio - todos aqueles flashbacks e flash-forwards que dificultaram a conexão com os personagens - se tornou o maior trunfo do programa conforme o drama de quatro partes se desenrolava. A história não linear revelou seus segredos aos poucos, até que finalmente vimos a imagem completa.

E embora não tenha sido exatamente um final feliz (de novo: bebê morto, mãe devastada), pelo menos Alistair recebeu seu castigo ...

Este artigo foi publicado originalmente em 21 de outubro de 2018

Edite suas preferências de boletim informativo