Victoria: Quais eram as Leis do Milho e por que Sir Robert Peel se opôs a elas?

final perdido explicado

O descontentamento com as Leis do Milho tem borbulhado sob a superfície de Victoria da ITV por um tempo, estourando brevemente no episódio da Fome da Batata na Irlanda e depois se acalmando novamente. Mas a revogação das Leis do Milho está no cerne do final da segunda série - e finalmente conseguimos lidar com este enorme conflito político que afetou a todos na Grã-Bretanha do século 19.

• Conheça o elenco da série 2 de Victoria
  • Victoria série 3 irá explorar as tensões sexuais no casamento real, diz Daisy Goodwin
  • Victoria série 3 confirmada com Jenna Coleman e Tom Hughes, ambos retornando

No episódio final, Sir Robert Peel luta contra seu próprio partido em sua missão de derrubar as leis, que mantinham os preços dos alimentos altos e protegiam os interesses dos proprietários de terras e agricultores. O apoio do príncipe Albert ajudará ou atrapalhará sua causa?

Quais eram as Leis do Milho e por que eram tão controversas?

Simplificando: as Leis do Milho restringiam a quantidade de grãos estrangeiros que podiam entrar no país, protegendo os lucros dos proprietários de terras e agricultores britânicos ao elevar artificialmente o preço do pão.

Em 1815, quatro anos antes do nascimento da Rainha Vitória, as Guerras Napoleônicas estavam finalmente chegando ao fim - o que significava que em breve seria possível importar novamente o milho do continente.

A agricultura britânica havia se expandido durante a guerra e os preços dos alimentos estavam altos. Agora, o setor agrícola enfrentava a perspectiva de o milho estrangeiro inundar o mercado e derrubar os preços.

Muitas pessoas - especialmente os trabalhadores de baixa remuneração nas cidades de rápido crescimento da Grã-Bretanha - ficaram muito felizes com a ideia de os preços dos alimentos finalmente cairem. Mas é claro que o Parlamento foi dominado pela classe dos proprietários de terras, e os parlamentares não ficaram tão satisfeitos com a ideia.

O governo conservador logo aprovou uma lei que permitia a importação de trigo estrangeiro isento de impostos somente quando o preço interno atingia 80 xelins por quarto (um teto muito alto), e impôs taxas de importação tão altas que ficava muito caro comprar grãos. no exterior.

Houve indignação pública. As Casas do Parlamento, na verdade, tiveram que ser defendidas por tropas armadas enquanto o projeto de lei estava sendo aprovado - e houve tumultos por comida em toda a Grã-Bretanha quando a colheita falhou no ano seguinte e os preços subiram. A colcha de retalhos de legislação que compôs as Leis do Milho foi apresentada como um exemplo de como os políticos só se ajudavam, sem se preocupar com o quanto os britânicos mais pobres teriam dinheiro para comer.

Ao mesmo tempo, essas leis tiveram o apoio de muitos fazendeiros que temiam falir, a menos que seus meios de subsistência fossem protegidos da concorrência estrangeira.

Quem queria revogar as Leis do Milho?

As leis foram contestadas por grupos urbanos e por muitos industriais e trabalhadores Whig, mas mesmo os governos Whig se recusaram a revogar as Leis do Milho quando estavam no poder.

A Anti-Corn Law League foi fundada em Manchester em 1838 e começou a ganhar velocidade na década de 1840. O líder da Liga, Richard Cobden, trabalhou para influenciar o primeiro-ministro conservador, Sir Robert Peel, e fez campanha intensamente, tornando-se ele próprio um parlamentar.

Após a fome da batata na Irlanda, o primeiro-ministro foi finalmente persuadido a apoiar a revogação de todas as leis do milho.

Em 1846, ele conseguiu a revogação com o apoio do partido de oposição Whig no Parlamento, em face da oposição de dentro de seu próprio partido. Mas embora ele tenha vencido a votação em 327-229, não foi uma vitória simples.

As Leis do Milho acabaram com a carreira de Robert Peel como primeiro-ministro?

Depois que Peel anunciou seus planos de revogar as Leis do Milho, Lord Stanley renunciou ao Gabinete em protesto. Diante da oposição interna, Peel na verdade renunciou ao cargo de primeiro-ministro - mas quando o líder Whig, Lord John Russell, foi incapaz de formar um governo para substituí-lo, Peel permaneceu em seu posto.

Afinal de contas, tendo permanecido como primeiro-ministro, Peel teve seu projeto de lei no Parlamento (com a ajuda do duque de Wellington, que o orientou na Câmara dos Lordes).

Mas assim que a lei foi aprovada, a lei de coerção irlandesa de Peel foi derrotada na Câmara dos Comuns - com a ajuda dos rebeldes de seu próprio partido. Esta derrota indicou que ele não tinha controle sobre seu partido e forçou Peel a renunciar ao cargo de primeiro-ministro.

As réplicas políticas foram ainda mais longe. O Partido Conservador se dividiu em dois, com Peelites saindo do partido principal. Em vez disso, os Whigs formaram um governo com Lord John Russell como PM.