Revisão do tempo: o drama da BBC One sobre a prisão é brutal e imperdível na televisão

4,0 de 5 estrelas de classificação

Em um recente evento para a imprensa, o ator Stephen Graham descreveu sua nova série contundente, o drama da prisão BBC One Tempo , tão difícil de assistir. Ele passou a teorizar que o motivo pelo qual as três partes são tão difíceis de ver é porque faz o público pensar: sobre o sistema penal britânico; sobre o sistema de justiça; e sobre quantos presidiários deveriam estar em unidades de saúde mental, não em prisões.

Tudo isso é verdade, mas a série não seria tão brutal de exibição se não fosse pelas duas performances centrais viscerais: do próprio Graham e Sean Bean.

O criador Jimmy McGovern revelou recentemente que a Time foi escrita com Sean Bean e Stephen Graham em mente. Eles têm rostos pelos quais você morreria, sabe? ele disse. Cheio de vida; cheio de compaixão e humanidade. Acho que se você vai escrever sobre uma prisão, é o tipo de coisa que você precisa, não é? Compaixão, humanidade, experiência - tudo nas linhas daqueles rostos.

Sob o olhar do diretor Lewis Arnold (Des), cada linha, cada lampejo de emoção naqueles dois rostos famosos é colocado em primeiro plano. Seguimos seus personagens de perto, à medida que cada homem enfrenta suas próprias batalhas pessoais, suas respectivas vidas e lutas se cruzam.

Para gerenciar suas preferências de e-mail, clique aqui.

Bean interpreta Mark, um ex-professor que pode pegar quatro anos de prisão. Ele tem fala mansa e, quando chega, descobrimos que é muito mais velho do que os outros novos presidiários de sua coorte. Um até o chama de vovô, seu tom beirando a crueldade.

Os visuais sombrios da série são intencionais: a prisão abandonada onde Time foi filmado foi especialmente pintada de cinza, para tornar o local mais miserável. ‘Desesperado’ também é uma descrição precisa.

Mark está terrivelmente mal equipado para as duras realidades da vida na prisão. Eleatua como um substituto para o espectador durante os momentos mais chocantes do primeiro episódio, incluindo uma cena angustiante envolvendo uma chaleira fervida e um pacote de açúcar.

BBC

Este é um contraste com o personagem de Stephen Graham, Eric, um guarda da prisão que já viu de tudo antes. Eric, que também é um oficial de suporte pessoal de Mark, não é um valentão ou vilão - na verdade, nenhum dos guardas que encontramos no primeiro episódio é. Eric é um homem de família decente, mas seus princípios são desafiados ao longo da série quando ele se cruza com um dos presidiários mais perigosos da prisão.

Graham tem tempo suficiente para mostrar suas habilidades de atuação ao longo da série, mas o primeiro episódio pertence a Bean. O terror silencioso de Mark durante seus primeiros dias na prisão é doloroso de assistir, assim como as maneiras como outros prisioneiros endurecidos tiram vantagem de sua natureza gentil. O bullying no playground que ele suporta - seu almoço roubado, suas ligações preciosas para casa interrompidas - tira-o de sua dignidade, hora a hora.

Stephen Graham está certo quando diz que a série é difícil de assistir, mas também é imperdível, tanto como lição sobre o sistema prisional britânico quanto como masterclass de atuação.

O horário começa na BBC One no domingo, 6 de junho, às 21h. Enquanto você espera, dê uma olhada em nossos outros Drama cobertura, ou descubra o que mais está acontecendo com nosso guia de TV .