Space Jam: uma crítica do novo legado: Sequel é um caso agitado, mas sem charme

Esta competição está encerrada

Classificação de 2,0 de 5 estrelas

Vou confessar imediatamente que fui um pouco cínico antes mesmo de tomar meu lugar para Space Jam: A New Legacy, a nova sequência do híbrido live-action / animação de 1996. Eu gostava do filme original, sem nunca ficar particularmente apaixonado por ele, mas uma reprise recente provou que era bastante agradável, apesar de suas muitas falhas - com a loucura de sua premissa, os golpes cômicos das estrelas coadjuvantes Wayne Knight e Bill Murray, e sua marca muito específica de charme dos anos 90, garantindo que continue sendo uma experiência divertida e maluca 25 anos depois.

Não é, no entanto, um filme que eu senti que estava clamando por uma sequência - e infelizmente o novo filme faz pouco para sugerir que seu motivo era outra coisa senão uma desculpa para encaixar tantas propriedades da Warner Bros. quanto possível em um filme. (Se você sempre quis ver um filme que incluísse personagens dos Flintstones e A Clockwork Orange, este é um para você!) O filme é uma experiência muito agitada, ocasionalmente divertida, mas principalmente exaustiva, que irrita mais do que encanta.

É nos anos 90 que a história começa, quando vemos um jovem LeBron James denunciado por seu treinador de basquete por ser distraído por seu Gameboy - que logo é jogado no lixo. Avance 20 anos ou mais e é a vez de LeBron assumir o papel de treinador estrito - encorajando seu filho Dom a praticar, apesar do fato de ele estar muito mais interessado em se tornar um designer de jogos do que um jogador de basquete.

Para gerenciar suas preferências de e-mail, clique aqui.

elenco injetado de sangue

De qualquer forma, por meio de alguns artifícios necessários, LeBron e Dom acabam sugados para um mundo virtual governado por um algoritmo senciente tirânico, apropriadamente chamado de Al.G Rhythm (Don Cheadle, de longe o artista de destaque do filme), que captura Dom e diz a LeBron que ele só vai devolvê-lo se ele puder derrotá-lo em uma partida de basquete. Pouco depois, LeBron aterrissa em Tuneworld, onde se transforma em Tune e logo se junta ao Pernalonga.

Segue-se uma sequência tipo 'vamos reunir a banda de volta', na qual Bugs e a versão cartoon de LeBron viajam pelos vários mundos do Warner 3000 Server-Verse para montar sua equipe, com quase todos os filmes ou franquias da Warner Bros. história desajeitadamente referenciada no processo. É uma seção que obviamente evoca nostalgia, mas eu achei que não tem charme - oferecendo fan service e pouco mais. Talvez a sequência funcione melhor para as crianças, mas para ser terrivelmente honesto, não consigo imaginar muitos espectadores mais jovens sendo particularmente incomodados por referências a Matrix ou Mad Max, muito menos Casablanca. Esta seção e outras - para não mencionar todo o conceito de mundo de jogo virtual em si - garantem que esta sequência tenha muito mais em comum com o blockbuster Ready Player One de Steven Spielberg de 2018 do que com o Space Jam original.

O fato de o próprio LeBron estar na forma de desenho animado para todo este segmento também remove um pouco da diversão. Uma das coisas que fez o primeiro filme funcionar é a visão bizarra de ver o verdadeiro Michael Jordan interagindo com os Tunes, e isso se perde completamente nesta seção do filme. Não se preocupe, porém, porque antes da partida de basquete culminante, Al.G Rhythm conspira para transformar LeBron de volta em seu eu de ação ao vivo - ao mesmo tempo transformando os Tunes em horríveis versões CGI 3D deles mesmos. Este é um ponto chave da trama, e os Tunes claramente não estão felizes por serem transformados em 3D, mas isso não obscurece o fato de que tudo parece muito feio. E isso é parte do problema central do filme - por um lado, parece distorcer a ideia de que um filme pode ser feito por um algoritmo, mas, por outro lado, um filme feito por um algoritmo é exatamente como é e Tele, ao invés disso, forçou a entrega de sua mensagem clichê de pai / filho pouco faz para neutralizar isso.

O filme não deixa de salvar graças: existem algumas meta-referências decentes que podem causar um sorriso, como LeBron murmurando que o caminho de atleta a ator nunca vai bem, e uma excelente piada de Michael Jordan que quase compensa o falta de momentos de risada em outro lugar. Talvez a parte do filme que eu mais gostei tenha sido uma sequência do Looney Tunes com o Pernalonga e o desenho animado LeBron logo após ele chegar ao TuneWorld - e de fato é quando os Tunes têm a chance de serem eles mesmos que o filme está no seu melhor.

Muitas vezes, porém, ele simplesmente recai em seu excesso de confiança no IP existente e em piadas preguiçosas envolvendo os Tunes murmurando frases que você não esperaria - como um momento doloroso em que Porky The Notorious P.I.G Pig faz um rap. A partida de basquete culminante - com a participação de ainda mais personagens icônicos do passado da Warner Bros. - tem seus momentos, mas rapidamente se torna bastante cansativa.

O primeiro Space Jam foi um filme bastante leve, oferecendo uma explicação alternativa do que poderia ter acontecido durante a ausência de Michael Jordan da NBA, e funcionou precisamente porque era muito bobo. Ao tentar fazer algo mais, com sua fixação em algoritmos, Space Jam: A New Legacy só consegue se tornar esquecível e, francamente, mais do que um pouco chato.

Space Jam 2: A New Legacy será lançado nos cinemas na sexta-feira, 16 de julho de 2021. Se você estiver procurando por mais vídeos, verifique nosso Guia de TV ou visite nosso hub de Filmes para obter as notícias e recursos mais recentes.