Truques simples para limpar couro em casa

Truques simples para limpar couro em casa

Saber como limpar pequenas manchas no couro é conveniente e econômico. Existem muitas opções de DIY para a manutenção do couro. Você pode remover marcas e restaurar o brilho sem remédios comprados em lojas, que podem ser caros e tóxicos. Em vez disso, tente estesprodutos e suprimentos domésticos comuns. De móveis a acessórios, seus artigos de couro ficarão como novos e sua carteira vai agradecer.

Comece limpando o couro com um pano macio

couro de preparação com pano de poeira

O pó é o primeiro passo para limpar qualquer produto de couro. Se você pular essa etapa, a sujeira ficará grudada no couro quando você aplicar o limpador líquido.Um pano de microfibra é ideal, mas a maioria dos materiais macios funciona. Evite qualquer material que deixe fiapos. Você também pode usar o aspirador, apenas certifique-se deuse o acessório de escova de cerdas macias.

Teste no local todos os métodos de limpeza de couro primeiro

homem limpando mancha em couro JaniceRichard / Getty Images

A limpeza de couro 'faça você mesmo' geralmente é segura e fácil, mas é sempre uma boa ideia fazer um teste no local antes de começar a fazer tudo. Escolha uma área que não seja facilmente visível, como o fundo da bolsa ou a parte de baixo da almofada do sofá. Siga todas as instruções e espere até que o couro seque novamente. Se parecer bom, você pode seguir para os lugares mais óbvios.

Use suco de limão para remover manchas de couro

Limão para limpar couro naturalmente

O suco de limão é ótimo para remover manchas de couro. Considere este método popular de faça você mesmo: combine uma parte de suco de limão com uma parte de creme de tártaro para criar uma pasta. Aplique a mistura na mancha, deixe descansar por alguns minutos e depois seque com um pano úmido e fresco. Repita essas etapas conforme necessário para remover manchas mais difíceis.

Use vinagre branco para remover o sal da estrada do couro

vinagre branco e material de limpeza Helin Loik-Tomson / Getty Images

Manchas brancas de sal são comuns em botas e sapatos de couro durante os meses de inverno e podem causar danos a longo prazo se você não as resolver imediatamente. O vinagre branco é uma ótima opção em casa.Combine duas partes de água com uma parte de vinagre. Mergulhe um pano na mistura e esfregue suavemente o couro manchado. Limpe-o novamente com um pano limpo e úmido para remover o vinagre e, em seguida, seque o material.

Couro polido usando um óleo natural

polidor de couro com óleo de coco

O óleo natural é ótimo para polir couro para restaurar o brilho; fazer isso regularmente pode até mesmo ajudar a prevenir o desbotamento e rachaduras. Óleo de coco, oliva e linhaça são adequados para essa finalidade.Faça um polonês usando uma parte de vinagre branco e duas partes de óleo natural. Use um pano para esfregar a solução na superfície opaca e, em seguida, deixe-a descansar por várias horas ou durante a noite. De manhã, lustre o couro com um pano macio e seco e certifique-se de que todo o óleo seja removido.Seu produto de couro ficará como novo.

Couro condicionado e impermeável com cera de abelha

pequenos pedaços de cera de abelha StevenStarr73 / Getty Images

A cera de abelha sólida é ótima para condicionar e impermeabilizar botas, sapatos e agasalhos de couro. Você só precisa de um bloco ou pedaço de cera de abelha e um pano. Rub cera de abelha amolecida sobre a superfície do couro em um movimento circular. Limpe a maior parte com o pano seco. Preste muita atenção a quaisquer dobras ou vincos - não deixe cera extra ficar presa nesses pontos.Deixe uma camada bem fina e uniforme de cera de abelha para deixar suas botas prontas para a estação chuvosa.

Controle a umidade ao aplicar no couro

close-up de bolsas e bolsas de couro Rosmarie Wirz / Getty Images

A maioria dos métodos de limpeza de couro exige que você aplique um líquido no material. Isso é necessário para a limpeza, mas é crucial para remover o excesso de umidade.

A umidade pode danificar o couro de várias maneiras diferentes. Isso pode causar o crescimento de mofo e isso pode estragar o material. A umidade também pode causar rachaduras no couro com o tempo.

Sempre use tecido seco e sem fiapos para remover totalmente as substâncias líquidas. Pode ser necessário secar uma superfície de couro várias vezes para remover completamente a umidade. Deixe o material arejar em um local fresco e seco.

Desodorize couro com bicarbonato de sódio

pares de homens yongyuan / Getty Images

Se sua mobília de couro cheira um pouco desagradável, o bicarbonato de sódio é uma solução fácil e disponível, graças à sua capacidade de neutralizar odores naturalmente.Tudo o que você precisa fazer é espalhar uma camada fina e uniforme de bicarbonato de sódio sobre o sofá ou cadeira. Deixe descansar por algumas horas ou durante a noite, se possível. Aspire o refrigerante pela manhã e dê uma cheirada em seus móveis novos.

Use sabão suave para limpeza geral de couro

close-up de bolsas de couro amarelas David C Tomlinson / Getty Images

A manutenção de rotina manterá seus produtos de couro em boas condições. Use um sabonete neutro, como sabonete líquido para bebês, para uma limpeza eficaz, mas suave.Umedeça um pano com água e adicione um pouco de sabão. Esfregue o couro suavemente para remover a sujeira, resíduos e manchas suaves do dia a dia. Use um novo pano úmido sem sabão para limpar o limpador e, em seguida, seque o couro com uma toalha seca.

Nunca use produtos de limpeza agressivos ou ferramentas abrasivas.

Existem muitos agentes de limpeza e ferramentas que você deve evitar ao tratar couro. Produtos químicos como alvejante e amônia danificam o tecido. Sprays e toalhetes antibacterianos também costumam ser prejudiciais.Não use escovas de esfregar ou esponjas firmes nas superfícies de couro, pois elas podem rachar o couro. Por fim, use um pano sem fiapos ou um pano de prato para obter os melhores resultados.