Crítica do showtrial: o drama da BBC atinge um tom estranho e carece de tensão

Esta competição está encerrada

Classificação de 2,0 de 5 estrelas

Muita cobertura da imprensa recente traçou paralelos entre os da BBC One Showtrial e o thriller de mega-sucesso Line of Duty, já que ambos os programas vêm da World Productions e apresentam cenas ambientadas em salas de interrogatório. Embora isso possa ter atraído alguns cliques extras, temo que não fará nenhum favor ao programa a longo prazo, porque qualquer um que espere um suspense extremo encontrará pouco neste drama jurídico plano.

A história começa com a privilegiada estudante universitária Talitha Campbell (Celine Buckens) sendo presa em conexão com o desaparecimento de uma de suas colegas, Hannah Ellis (Abra Thompson). Uma rivalidade recente entre os dois a torna a principal suspeita do que a polícia vê como um provável assassinato e as coisas rapidamente se tornam pessoais para DI Paula Cassidy (Sinead Keenan), que despreza a arrogância de Talitha e deseja vê-la derrubada.

Para gerenciar suas preferências de email, clique aqui.

A contra-ataque é Cleo Roberts (Tracy Ifeachor), uma advogada com um passado conturbado, que tem um histórico de assumir casos aparentemente sem esperança. Ela é uma das únicas pessoas capazes de tolerar o comportamento desagradável da Talitha, em grande parte pelo desejo de trabalhar em um caso com alguma mordida depois de um longo período defendendo vigaristas. Ela terá seu trabalho difícil para ela aqui, especialmente depois que o caso capta a imaginação de toda a nação.

Showtrial não faz sutileza. As tentativas do programa de fazer comentários sociais saltam da tela e acertam você na cabeça. Da mesma forma, várias performances parecem intensificadas de uma forma que potencialmente funcionaria no palco, mas às vezes parece um pouco bobo sob a lente de aumento que é uma tela de televisão. O pior criminoso é o DI Cassidy de Keenan, que rosna cada comentário para a Talitha com um veneno quase cômico e canaliza um gênio do mal ao estilo de Lex Luthor quando ela dá um passo à frente de seu inimigo.

Celine Buckens e Tracy Ifeachor em Showtrial

BBC

Buckens e Ifeachor estão interpretando coisas igualmente amplas em seus respectivos papéis de 'festeiro mimado' e 'figurão legal de aço', nenhum dos quais se sente por um momento como pessoas reais. Dito isso, é difícil negar que há diversão exagerada em assistir esse estranho casal interagir, com a maioria de suas conversas dominada por uma conversa fútil deliciosamente passiva e agressiva. Mas essas trocas fazem com que o show tenha um tom bastante estranho e em nenhum lugar isso é mais óbvio do que nas cenas de interrogatório.

Estou tentado a dizer que o programa não consegue capturar a emoção de uma entrevista de AC-12, mas pode ser que o escritor Ben Richards realmente não estivesse tentando. Enquanto Ted Hastings e sua tripulação estão ocupados o tempo todo, Cassidy dirige um navio mais solto enquanto seu interrogatório vagueia sem rumo, permitindo que Talitha tenha tempo para fazer piadas atrevidas sobre sexo e drogas, antes de voltar abruptamente ao trágico destino de uma jovem assassinada. Essas mudanças repentinas de marcha evitam que a tensão realmente cresça, enquanto os personagens exagerados no elenco de Showtrial fazem a coisa toda parecer um pouco ridícula.

Parece que Richards deseja que seu roteiro seja considerado nervoso e perspicaz, mas nada disso é verdade neste estágio da série. Há uma chance de as coisas ficarem um pouco mais apimentadas mais tarde, com o viés da mídia aludido na abertura ainda não se materializando, mas a qualidade da escrita até agora me deixa um pouco cético. Há algum entretenimento nos momentos mais lúdicos da série, mas se você realmente quer um drama legal envolvente, não é isso.

Além disso, se você viu a primeira parcela, aqui está a nossa queima Perguntas do episódio 1 da demonstração que precisamos responder.

Showtrial vai ao ar semanalmente na BBC One a partir de domingo, 31 de outubro, às 21h. Confira mais de nossa cobertura de Drama ou visite nosso Guia de TV para ver o que está passando hoje à noite.

filho pródigo série 3 temporada