Picnic at Hanging Rock Crítica da BBC: o clássico assustador ganha vida nova e intrigante na TV

como baixar disney plus na tv smart

Qualquer pessoa hipnotizada pelo assombroso filme clássico Picnic at Hanging Rock de 1975 de Peter Weir pode ter se sentido inclinado a perder esta série de TV.

Sua visão sonhadora e erótica do romance de Joan Lindsay de 1967 sobre o misterioso desaparecimento de um pequeno grupo de colegiais no Outback australiano é uma obra cinematográfica sublime, completa com uma trilha sonora maravilhosamente misteriosa.

Mas agora a mesma história foi adaptada novamente para uma série de TV de seis partes. E felizmente para os fãs do livro ou do filme (ou ambos), funciona. Extremamente bem.

• Entrevista: Picnic at Hanging Rock star Natalie Dormer
  • Um guia para Picnic At Hanging Rock

Na versão cinematográfica de Weir, o foco está principalmente nas meninas. No entanto, aqui na série de TV há mais peso dado à professora titular Miss Appleyard, interpretada por Natalie Dormer.

nomes de rainhas gregas

No filme original, onde o personagem é interpretado por Rachel Roberts, Miss Appleyard parece muito autoritária - uma britânica esnobe do Velho Mundo. Aqui há mais para ela; ela não é o que parece, até porque parece ter assumido uma nova identidade.

Adeus, Hester, olá viúva Appleyard, diz Dormer em narração cockney, quando sua personagem é avistada pela primeira vez olhando ao redor do prédio vazio que se tornará o Appleyard College. Ela é viúva, ela afirma, seu passado é deliciosamente ambíguo, embora seja uma aposta justa que a misteriosa figura masculina que ela vê em seus sonhos possa ser a chave para sua verdadeira identidade.

Natalie Dormer como a Sra. Appleyard em Picnic at Hanging Rock

As três garotas principais da história, Miranda, Irma e Marion, são criaturas muito mais modernas do que no livro ou no filme, onde são apresentadas como donzelas do final da era vitoriana em vestidos esvoaçantes etéreos. Aqui, elas não pareceriam deslocadas em uma banda de garotas punk, e não há dúvida de que são as crianças mais populares da escola.

sherlock onde assistir

Miranda (interpretada lindamente por Lily Sullivan) em particular é uma personagem cativante, quase moleca no início. Como ela está no livro, ela é uma garota do interior, com quatro irmãos em uma fazenda no norte de Queensland. Mas aqui ela é mais arredondada, muito menos idealizada - um fato bastante bem demonstrado em uma de suas primeiras cenas, quando a vemos urinando em um penico em seu dormitório.

Outra nova cena a vê participando de uma festa em que é abordada por um soldado excitado que embarca para a Guerra dos Bôeres - e a quem ela apunhala no pé com um forcado de aparência desagradável. Um piquenique, com razão, para a geração #MeToo.

O momento-chave em que Miranda se afasta do piquenique para explorar a rocha é reproduzido quase exatamente como foi visto no filme de 1975 - com uma diferença peculiar. Aqui Miranda mostra a língua, sinalizando a face e a vivacidade moderna dessa recontagem.

O série também oferece muitas fotos bonitas do próprio Hanging Rock - a magnífica (e real) estranheza geológica a cerca de 50 milhas de Melbourne, deslumbrante sob o sol de Victoria.

onde assistir tottenham x west bromwich

Minha única esperança - ou medo - é que esta reimaginação retenha os principais elementos sobrenaturais da história, que se infiltram no conto e são tão importantes para ele.

Até agora, ele se manteve fiel ao espírito do romance enquanto criava algo novo e interessante. Uma grande conquista, especialmente quando outra versão para a tela já se provou tão assustadoramente eficaz.

O piquenique no Hanging Rock continua na BBC2