Onde está Gilbert Chikli, o golpista mascarado agora?

O tema do novo documentário da Netflix foi condenado por seus crimes em 2020.

Gilbert Chikli
Netflix
  • Grace Henry

A Netflix está investigando os crimes do vigarista francês Gilbert Chikli em seu novo documentário The Masked Scammer.

Apresentando entrevistas com seus cúmplices e vítimas também, o filme explora como o mestre vigarista enganou as elites francesas em milhões de euros.

Usando o disfarce do então ministro da Defesa francês Jean-Yves Le Drian, Chikli conseguiu enganar suas vítimas, persuadindo-as a transferir voluntariamente para ele mais de 80 milhões de euros.

elenco zero frio

Então, onde está Gilbert Chikli hoje? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o paradeiro atual de Chikli.

Quem é Gilbert Chikli?

Gilbert Chikli, 56, é um dos maiores vigaristas conhecidos da França, que conseguiu extorquir políticos franceses ricos, empresários e figuras religiosas em mais de 80 milhões de euros.

Chikli trabalhou ao lado de Anthony Lasarevitsch, 37.

Usando uma máscara de silicone à semelhança de Jean-Yves Le Drian, que agora é ministro das Relações Exteriores da França, mas era ministro da Defesa na época - a dupla conseguiu enganar as elites francesas e tirar seu dinheiro.

assistir the mandalorian gratis

O esquema, que ocorreu de 2015 a 2016, envolvia fraudadores se passando por Le Drian para pedir ajuda financeira a políticos e executivos para o que eles descreveram como operações secretas do Estado francês.

Eles apareciam em videoconferências sentados em uma mesa oficial falsa e vestindo um terno escuro e a máscara de Le Drian, enquanto faziam ligações por telefone e links de vídeo para mais de 150 alvos - três dos quais foram enganados com sucesso.

O golpista mascarado
O golpista mascarado. Netflix

Conforme relatado por O guardião , o Aga Khan – Imam dos muçulmanos xiitas ismaelitas – foi enganado por um imitador de Le Drian em 2016 e transferiu um total de £ 17,5 milhões para a Polônia e a China. Três dos pagamentos foram congelados, mas £ 6,7 milhões desapareceram.

O magnata turco Inan Kirac também foi convencido a enviar mais de £ 36,5 milhões no que ele pensava ser o dinheiro do resgate de dois jornalistas mantidos como reféns na Síria.

Em 2015, um tribunal francês condenou Chikli à revelia a sete anos de prisão por fraudes semelhantes em 2005 e 2006, nas quais ele se fazia passar por chefe executivo de negócios.

preto e branco da que cor

Ele foi preso dois anos depois enquanto fugia com Lasarevitsch na Ucrânia. As autoridades encontraram fotos de uma máscara de silicone do príncipe Albert II de Mônaco em seus telefones, sugerindo que outra farsa estava em andamento.

Mais como isso

Onde está Gilbert Chikli hoje?

Em 11 de março de 2020, Gilbert Chikli e Anthony Lasarevitsch foram condenados a 11 anos de prisão, embora tenham sido reduzidos em apelação, de acordo com Os tempos . Eles também foram multados em € 2 milhões e € 1 milhão, respectivamente.

Após a sentença, Chikli - que negou as acusações - gritou do banco dos réus 'É um escândalo. Você deveria ter vergonha.'

Cinco outros, com idades entre 27 e 59 anos, enfrentaram acusações menores. Um foi libertado e outros quatro receberam sentenças que variam de penas suspensas de 15 meses a cinco anos.

The Masked Scammer está disponível para assistir agora em Netflix . Inscreva-se no Netflix a partir de £ 6,99 por mês . Netflix também está disponível em Sky Glass e Virgin Media Stream .

Confira mais de nossos documentários cobertura ou visite nosso guia de TV para ver o que está acontecendo esta noite.

Inscreva-se agora . Para saber mais sobre as maiores estrelas da TV, ouça o Radio Times View From My Sofa podcast .

elenco de margens de chesapeake