The Nightmare Before Christmas é um filme de Halloween, não de Natal

Existem algumas questões e debates em torno do filme que parecem nunca desaparecer: Deckard é um replicante? O que há na misteriosa maleta em Pulp Fiction? Die Hard é um filme de Natal?

Bem, outra pergunta que sempre surge nesta época do ano se refere a The Nightmare Before Christmas, de Tim Burton (que foi dirigido por Henry Selick, mas concebido por Burton). Esta macabra fantasia musical stop-motion foi lançada pela primeira vez em 1993 e fala de Jack Skellington, o desiludido Pumpkin King of Halloween Town, que um dia tropeça em um portal para Christmas Town - uma terra pela qual ele se torna instantânea e obsessivamente apaixonado.

Após sua descoberta, Jack se dedica a trazer o Yuletide para sua própria casa, mas seus planos são prejudicados pela falta de cooperação de seus colegas residentes, que parecem não conseguir entender o conceito estranho de alegria natalina. O filme termina com a tentativa desastrosa de Jack de entregar presentes depois de ordenar o sequestro do Papai Noel (ou Sandy Claws) - levando-o a resgatar seu prisioneiro bem a tempo de Kris Kringle cumprir seus deveres habituais na véspera de Natal.

Para gerenciar suas preferências de e-mail, clique aqui.

Então aqui está a pergunta: deve The Nightmare Before Christmas ser considerado um grampo da temporada assustadora ou um favorito firme das festas? Dado que ambos os festivais têm uma característica proeminente, você certamente poderia argumentar de qualquer maneira, mas se tivermos que considerar o que os criadores do projeto têm a dizer, o assunto pode ser esclarecido com bastante facilidade.

Em 2017, o diretor Selick definitivamente declarou que é um filme de Halloween durante uma sessão de perguntas e respostas no festival de cinema Telluride Horror Show, no Colorado, enquanto dois anos depois o compositor Danny Elfman disse EUA hoje , Obviamente, é sobre o Natal, mas para mim, é um filme de Halloween. Além disso, a data de lançamento do filme - em 29 de outubro - fornece mais evidências originalmente de que ele deveria ser apreciado principalmente como um deleite de Halloween.

Mas simplesmente aceitar as palavras daqueles que o criaram pelo valor de face seria chato - então vamos teorizar um pouco mais. Aqueles que contestam as afirmações de Selick e Elfman de que o filme é um filme de Halloween podem certamente apontar alguns fatores a seu favor: para grande parte do filme, Jack é inequivocamente pró-Natal, parecendo favorecer a alegria e as luzes brilhantes deste filme inédito do festival de inverno para os ghouls e demônios com os quais ele está muito familiarizado.

Além disso, ver o Papai Noel lutando para terminar o trabalho na véspera de Natal é um tropo visto em todos os tipos de filmes de Natal - de Milagre na 34th Street a Elf. E então há a época do ano em que o filme se passa - após a música e dança de abertura, toda a ação acontece após Halloween, levando a um clímax na própria véspera de Natal! Como, então, isso poderia ser outra coisa senão um filme de Natal?

Do outro lado do debate, os fãs diriam que os protagonistas são todos residentes de Halloween Town, não Christmas Town: os personagens inspiraram muitas fantasias em 31 de outubro ao longo dos anos, mas você não encontrará muitas pessoas aparecendo em um serviço religioso vestido como Jack Skellington. Este também é um filme repleto de mais imagens e iconografia de Halloween do que qualquer outro, com um tom abrangente que é uma classe de mestre no macabro

E o final, é claro, mostra Jack desistir de suas tentativas de transformar Halloween Town em outra versão de Christmas Town, percebendo a singularidade e maravilha de sua própria comunidade e abraçando totalmente o Halloween em toda sua glória macabra e medonha.

No balanço, então, eu diria que, apesar da presença do Natal em toda a narrativa, a atmosfera do filme, o estilo visual e o final, quando considerados em conjunto com as reivindicações dos cérebros por trás do projeto, garantem que ele deve ser sempre visto, antes de mais nada, como um filme de Halloween. Mas se você quiser assistir no Natal? Bem, eu não vou te impedir!

A Nightmare Before Christmas está disponível para transmissão em Disney +. Procurando algo mais para assistir? Confira nosso Guia de TV.