Tesouro Nacional dá seu veredicto sobre Paul Finchley de Robbie Coltrane

Então agora nós sabemos. O Tesouro Nacional revelou a verdade sobre Paul Finchley. Spoilers siga para quem não assistiu ao final da série.

O personagem de Robbie Coltrane, Paul, era um estuprador e pedófilo, mas foi absolvido de todas as acusações pelo tribunal em um clímax impressionante para o Tesouro Nacional do Channel 4.

Sua equipe de defesa destruiu habilmente os casos das duas principais testemunhas que o acusaram de crimes sexuais históricos.

Eles pintaram com sucesso a babá Christina (Susan Lynch) como uma fantasista ansiosa para ganhar dinheiro com sua história. E Rebecca Thornton, de Kate Hardie, teve suas reivindicações destruídas depois que foi revelado que ela escreveu ao artista uma carta de fã um ano após o alegado estupro.

Mas, embora o flashback sugerisse que Christina, de 15 anos, parecia ter se submetido de boa vontade aos avanços sexuais de Finchley, ele parece ser culpado de ter relações sexuais com um menor nesse caso. E também não foi alegado nada sobre seu ataque a Rebecca.

Claramente foi estupro, e não só isso, o parceiro de comédia de Finchley, Karl (Tim McInnerny) sabia disso. Ele encontrou seu amigo em seu trailer enquanto cometia o crime, os gritos e lutas de sua vítima eram óbvios para qualquer pessoa com um par de ouvidos, e não interveio. Nem falou quando podia no tribunal. Conforme ele revelou, Karl sabia que se Finchley fosse derrubado, ele também teria sido destruído por associação.

Foi uma hora hipnotizante e tensa de drama que habilmente revelou as verdades importantes desta história convincente, mas deixando apenas uma área cinzenta suficiente e perguntas sem resposta.

As cenas do tribunal foram angustiantes de assistir enquanto as reclamações e contra-reclamações eram apresentadas com brutalidade inabalável. Não havia onde se esconder para Finchley e as duas mulheres.

Estranhamente, o personagem principal de todo o episódio, talvez todo o drama, não estava no banco dos réus: Marie, a esposa de Finchley, soberbamente interpretada por Julie Walters, emergiu como o fio condutor em que todo o drama se articulou.

Sua jornada da confiança na palavra de seu marido para sua crença absoluta na culpa dele foi habilmente e com sensibilidade conduzida pelo roteirista Jack Thorne e pela própria atriz.

Existem camadas de você, não é? Marie disse ao marido no final da série, pouco antes de ele testemunhar. Ela implorou que ele fosse corajoso e enfrentasse a verdade, mas é claro que ele não o fez, apresentando uma excelente fachada ao tribunal e aos jurados que, é claro, pouco tinham a ver com os fatos da questão.

O que ele fez foi usar Marie, entregando um pedido de desculpas sincero para sua esposa do cais. Parte desse reconhecimento parecia sincero, na verdade. Mas, como é o jeito desse drama cheio de nuances, também parecia um brilho de showmanship inteligente habilmente executado por um artista profissional em uma tentativa de atrair o júri.

como prensar flores

Em alguns aspectos, sua culpa e o veredicto de inocente não foram uma surpresa. Teria sido inesperado se uma emissora de mentalidade progressiva como o Canal 4 tivesse apresentado um homem como Finchley como um homem inocente. Também teria sido surpreendente, dadas as dificuldades de obter condenações de estupro na vida real, se ele tivesse sido considerado culpado.

O que foi uma surpresa dramática foram as cenas finais. Na festa que ele oferece para sua absolvição, Finchley parece ter perdido sua família.

Sua filha Dee (Andrea Riseborough) comenta maliciosamente que não vê muita vergonha em seu pai, em relação a ele com uma frieza suspeita. E a Marie? Ela parecia ter desaparecido completamente, possivelmente com o objetivo de ficar com Karl, com quem ela fez sexo no início do episódio.

Mais provavelmente, porém, ela desapareceu daquela casa horrível e de suas vidas. Afinal, Karl mostrou que estava preparado para mentir para se proteger e causar mais dor às vítimas de Finchley, e Marie sabia disso. Karl também permanece na casa quando Marie não está em lugar nenhum.

Quanto ao marido, bem, o fato de a mulher que ele ama agora saber que ele é um estuprador mentiroso parece ser sua principal - e única - punição. No final, tudo o que ele pôde fazer foi uivar em vão o nome dela, sem parar.