Murder in the Outback - qual é a verdadeira história por trás do documentário do Channel 4?

O novo documentário Murder in the Outback do Channel 4 está reabrindo o caso do mochileiro britânico Peter Falconio, que desapareceu no outback australiano em 2001.

Bradley John Murdoch foi condenado por seu assassinato em 2005, mas o corpo de Falconio nunca foi encontrado.

Foi uma história que dominou as manchetes em todo o mundo na época e o documentário de quatro partes do Channel 4 está sendo classificado como uma das mais detalhadas reinvestigações já montadas.

Então, o que realmente aconteceu naquela noite fatídica?

Quem é Peter Falconio?

Peter Falconio era um mochileiro britânico de Hepworth, em West Yorkshire, cujo desaparecimento no outback australiano virou notícia em 2001. Ele tinha 28 anos na época.

Ele conheceu sua namorada, Joanne Lees, em 1996 e eles moraram juntos enquanto ele estudava na Brighton University. Em 2000, eles fizeram as malas para uma incrível viagem ao redor do mundo, passando por países como Nepal, Tailândia e Camboja, antes de seguirem para a Austrália para sua roadtrip pelo outback.

O que aconteceu com Peter Falconio?

A história começa com a namorada de Falconio, Joanne Lees. Em 14 de julho de 2001, o jovem de 27 anos fez sinal para um caminhão em uma parte tranquila da Stuart Highway, na Austrália Central. Ela ficou profundamente angustiada, explicando que ela e Falconio haviam sido atacados na estrada. Ela acreditava que Falconio havia levado um tiro, mas conseguiu escapar de seus agressores.

O casal estava em uma viagem de carro havia oito meses e atravessavam o outback em sua van juntos. Lees contou os eventos da noite ao entrevistador da ITV Martin Bashir em 2002 e explicou que eles estavam dirigindo na escuridão, em estradas desertas, quando um carro começou a segui-los. Eles queriam que o carro ultrapassasse, mas ele passou ao lado deles e o motorista gesticulou para que o casal parasse no acostamento.

Lees se lembra de Falconio indo para a traseira do carro com o outro motorista, onde examinavam o escapamento. Falconio pediu que ela acelerasse o motor, como se tentasse consertar o carro, mas então houve um estrondo, que Lees mais tarde pensou ser o som de Falconio sendo baleado. Lees diz que a próxima coisa que ela soube foi o estranho na porta do carro apontando uma arma para ela.

O homem a ameaçou, amarrou suas mãos atrás das costas e tentou sequestrá-la, mas ela conseguiu fugir e se esconder na grama até que, horas depois, conseguiu acenar para um transeunte de caminhão, que dirigia ela para perto de Barrow Creek.

Peter Falconio está definitivamente morto?

Não. O corpo de Falconio nunca foi encontrado, embora Bradley John Murdoch tenha sido condenado por seu assassinato. Relatos de testemunhas oculares trazidos à tona no documentário do C4 sugerem que Falconio foi visto em New South Wales dias após seu desaparecimento, que fica a 2.000 quilômetros de distância do local em que ele desapareceu. As autoridades australianas rejeitaram essas alegações, mas um amigo não identificado de Falconio apresentou-se para sugerir que ele pode ter fingido sua própria morte.

Quem é Joanne Lees?

Antes de seu namorado desaparecer, Lees era apenas uma garota comum viajando com seu parceiro. Depois daquela noite fatídica, ela se viu sob os holofotes da mídia, dividindo a opinião pública.

Ela filmou uma entrevista com o jornalista britânico Martin Bashir e também escreveu um livro sobre sua vida, No Turning Back, que foi publicado em 2006. Nos anos que se seguiram, Lees estudou sociologia na Sheffield University e trabalhou como agente de viagens e como agente de viagens. assistente social.

Quem é Bradley John Murdoch?

Fairfax Media via Getty Images

Demorou muito para que alguém fosse condenado pelo ataque - na verdade, a enorme caçada policial durou 16 meses. Uma denúncia finalmente levou à prisão de Bradley John Murdoch, descrito como um pequeno traficante de drogas. Ele negou as acusações, mas foi condenado à prisão perpétua por homicídio, embora o corpo de Falconio nunca tenha sido encontrado.

Murdoch apelou contra sua condenação várias vezes, mas ela foi mantida e ele está cumprindo prisão perpétua - ele terá direito à liberdade condicional em 2032, quando terá 74 anos.

Alguma nova evidência foi descoberta?

Sim, o episódio de abertura de domingo à noite revelou novas evidências surpreendentes sobre um carro vermelho. O caminhoneiro que salvou Lees do acostamento, Vince Millar, revelou ao advogado de defesa de Murdoch, Andrew Fraser, que tinha visto outro carro naquele trecho deserto da estrada, pouco antes de encontrar Lees.

Ele disse que o pequeno carro vermelho estava circulando os faróis, mas acelerou antes que pudesse descobrir o que estava acontecendo. Ele também disse que viu dois homens no carro, com outro homem que parecia gelatina. Ele agora pensa que este poderia ser o corpo de Peter Falconio.

Assassinato no Outback: O mistério de Falconio e Lees continua hoje à noite no Canal 4 às 21h. Para descobrir o que mais está passando, confira nosso guia de TV.