Filmes da Marvel às 10: assistir novamente ao Homem de Ferro depois de Vingadores: Guerra Infinita

À medida que o Universo Cinematográfico Marvel chega ao seu aniversário de 10 anos, damos uma olhada no filme que deu início a tudo – Homem de Ferro de Robert Downey Jr.

'Tony Stark foi capaz de construir isso em uma caverna. Com uma caixa de sobras!

Se houver um resumo melhor do surpreendente sucesso do Universo Cinematográfico Marvel do que esta frase do Homem de Ferro, não quero ouvir.

disney plus para smart tv

Todo o MCU multibilionário de 19 filmes foi construído a partir das bases improváveis ​​​​do Homem de Ferro, um filme de 2008 baseado em um personagem com o qual nem mesmo os fãs de quadrinhos se importavam muito, com um ator principal que acabara de retornar. do deserto e em um cenário cinematográfico onde filmes sombrios e corajosos de super-heróis eram a norma (O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, foi lançado no mesmo ano).

Novo trailer de Homem-Formiga e a Vespa não tem nada a ver com Vingadores: Guerra Infinita Vingadores: Guerra Infinita – o que acontece a seguir? 19 ovos de Páscoa e retornos de chamada incrivelmente sutis de Vingadores: Guerra do Infinito

Quando se trata do potencial de um universo de heróis compartilhado, bem, a Marvel vendeu seus personagens mais populares – os X-Men, o Homem-Aranha e o Quarteto Fantástico – durante dificuldades financeiras no passado. Isso deixou seus filmes nascentes armados com personagens que não mudavam muitos quadrinhos há anos e que certamente só sofreriam na tela em comparação com heróis maiores.

Avançando 10 anos, personagens B como Pantera Negra e Homem-Formiga podem comandar lançamentos de sustentação, enquanto Guardiões da Galáxia – um filme sobre uma árvore falante e um guaxinim tentando impedir um homem azul de pegar uma pedra roxa – ainda é anunciado como um dos melhores filmes de super-heróis já feitos. Basta dizer que Tony Stark construiu algo incrível naquela caverna.

jogos do pokemo

Quando assisti recentemente ao Homem de Ferro (dirigido por Jon Favreau), foi impossível não refletir sobre a franquia mundial que surgiu dele. Na verdade, é quase engraçado pensar no enorme escopo intergaláctico de Vingadores: Guerra Infinita (o último e 19º filme da Marvel), considerando que o Homem de Ferro não tem nenhuma sequência de ação na primeira hora, e quando começa a apresentá-las principalmente apenas mostra Robert Downey Jr explodindo terroristas aleatórios.

Comparado com a maioria dos filmes modernos da Marvel, é praticamente um drama independente liderado por personagens – e isso não é ruim. Uma das observações que me surpreendeu foi o quão vibrante o Homem de Ferro ainda parece, rasgando suas 2 horas e 6 minutos de duração com uma história implacavelmente divertida, salpicada de momentos de sentimento real e pathos.

Muito disso se deve ao quão notavelmente formado Robert Downey Jr foi como Tony Stark - seu desempenho é provavelmente o mais consistente de qualquer ator MCU - bem como ao fato de que o filme se concentra em um conto de moralidade simples, mas eficaz: um traficante de armas com oceanos de sangue nas mãos finalmente se colocando na linha de fogo.

(Em contraste, é difícil imaginar um mundo onde o Homem de Ferro fosse interpretado por Sam Rockwell, como era originalmente o plano – confira o vídeo abaixo para alguns outros quase-Vingadores).

villagers e suas profissões

Além disso - e nem vale a pena repetir, mas vou repetir de qualquer maneira - o Homem de Ferro é muito, muito engraçado. Os filmes de super-heróis não eram realmente engraçados antes, mas tente pará-los agora (não, por favor, tente pará-los – há muitas piadas ), e muito disso vem do quão agradável era o senso de humor do Homem de Ferro em 2008.

No final, é difícil não perceber o quão obcecado pelo legado do Homem de Ferro é, com vários personagens instando-o a não desperdiçar sua vida, e o próprio Stark se perguntando qual será a soma total do trabalho de sua vida.

Dez anos depois, o estado desse legado ainda é questionável. Na Guerra do Infinito, vemos que a consequência do mundo mais amplo e heróico do Homem de Ferro foi, na pior das hipóteses, morte e destruição em escala cósmica e, na melhor das hipóteses, uma sociedade de seres poderosos, mas caprichosos, que podem acabar fazendo mais mal do que bem.

Fora do universo Marvel, para muitos o legado do Homem de Ferro pode parecer ainda mais nefasto, inaugurando uma era de infinitas experiências cinematográficas cheias de ação (além de imitadores de outros estúdios) com uma consistência temática e estilística que alguns espectadores consideram sufocante.

assistir motogp ao vivo 2019

Ainda assim, seja qual for o lado em que você esteja nesse debate – acho que a qualidade consistente da produção da Marvel fala por si – é impossível negar o impacto que o Homem de Ferro teve no cinema de grande sucesso, ou que continuará a ter quando a Marvel iniciar sua fase secreta. Quatro.

Há rumores de que Robert Downey Jr poderá em breve pendurar sua armadura como Tony Stark, mas mesmo em um MCU sem o Homem de Ferro, a influência de seu personagem continuará viva.

Embora hoje em dia a Marvel tenha muito mais do que uma caixa de sobras para brincar.

Vingadores: Guerra Infinita já está nos cinemas do Reino Unido.

Se você não tem Disney +, você pode inscreva-se por £ 5,99 por mês ou £ 59,99 por ano. Quer saber o que assistir primeiro? Confira nossos melhores programas no Disney Plus e os melhores filmes nos guias do Disney Plus ou assista novamente ao MCU com nossos filmes da Marvel em ordem.