A história real de The Lost Honor of Christopher Jefferies: Os eventos reais que inspiraram o drama da ITV

Os perigos de um julgamento pela mídia são expostos no drama da ITV, The Lost Honor of Christopher Jefferies, baseado em um caso da vida real.

No momento de sua prisão em 2010, Christopher Jefferies (interpretado por Jason Watkins no drama ITV) era um ex-professor de inglês e senhorio que vivia sozinho e foi preso sob suspeita de assassinar uma inquilina, Joanna Yeates.

A imprensa rapidamente se concentrou em sua aparência e considerou seu comportamento estranho, perseguindo-o mesmo após sua libertação da fiança.

Leia tudo o que você precisa saber sobre a história da vida real por trás do drama da ITV The Lost Honor of Christopher Jefferies.

jack hawkeye

Quem é Christopher Jefferies?

Christopher Jefferies é um professor e senhorio aposentado que foi preso sob suspeita de assassinato em dezembro de 2010, depois que sua inquilina Joanna Yeates foi morta.

Sua prisão ganhou atenção generalizada e ele foi vilipendiado na imprensa. Posteriormente, ele foi libertado da fiança e a polícia revelou que ele não era mais suspeito.

Obrigado! Nossos melhores votos de um dia produtivo.

Você já tem uma conta conosco? Faça login para gerenciar suas preferências de boletim informativo

O que aconteceu com Christopher Jefferies?

Christopher Jefferies (crédito: Getty Images)

Getty Images

A paisagista de Bristol e desaparecida Joanna Yeates foi descoberta morta no dia de Natal de 2010, e foi revelado que ela havia sido assassinada.

Tanto a polícia quanto a imprensa sensacionalista pareceram inicialmente suspeitar do senhorio de aparência excêntrica de Yeates, Jefferies, que vivia em um apartamento separado no mesmo prédio em Bristol.

A demonização de Jefferies pelos tabloides é dramatizada em The Lost Honor of Christopher Jefferies, da ITV, escrita por Peter Morgan (The Crown) e ganhou o BAFTA TV Awards de Melhor Mini-série e Melhor Ator na cerimônia de 2015.

Seu tratamento nas mãos de tablóides e jornais foi posteriormente criticado por comentaristas da mídia, referindo-se a artigos que o chamavam de peeping Tom (no Daily Mirror), o estranho Sr. Jefferies (no The Sun), ou afirmando que Jefferies foi descrito por alunos do Clifton College… como um fã de filmes sombrios e violentos de vanguarda (em The Telegraph).

Falando para Radio Times sobre o drama da ITV, o próprio Jefferies disse que se sentiu desapaixonado ao ver Jason Watkins interpretá-lo.

Embora eu pareça interpretado por um personagem que se parece muito comigo, ou que foi feito para se parecer muito comigo, provavelmente o que aparece - mas obviamente não sou a melhor pessoa para julgar - é que se trata de alguém que representa ou caricatura certo aspectos de mim, exagerados e separados, por assim dizer, do todo, a fim de mostrar o que [o escritor] Peter Morgan queria fazer.

Quem matou Jo Yeates?

Christopher Jefferies foi libertado sem acusações e outro de seus inquilinos, o engenheiro holandês Vincent Tabak, foi condenado pelo assassinato de Joanna Yeates.

Onde ele está agora?

Christopher Jefferies

Getty Images

Christopher Jefferies impetrou ação por difamação contra oito publicações - The Sun, Daily Mirror, Sunday Mirror, Daily Record, Daily Mail, Daily Express, Daily Star e The Scotsman - aceitando danos substanciais.

hotel transilvânia 4 elenco

Seu caso é frequentemente citado como um exemplo de ‘julgamento pela mídia’. Após o escândalo de hackeamento de telefones, Jefferies também prestou depoimento no Inquérito Leveson sobre as práticas de imprensa do Reino Unido no Royal Courts of Justice de Londres, em 2012.

A honra perdida de Christopher Jefferies está disponível para assistir no ITV Hub. Se você está procurando mais para assistir, confira nosso guia de TV .