As crianças vão adorar esses superalimentos tanto quanto você

As crianças vão adorar esses superalimentos tanto quanto você

As crianças vão adorar esses superalimentos tanto quanto você

Quando se trata de nutrição, muitos pais se preocupam com o fato de seus filhos serem exigentes e se perguntam como podem maximizar a qualidade de sua alimentação.

Para algumas crianças, saudável parece sinônimo de alimentos de que não gostam - mas não precisa ser assim. Felizmente, muitas frutas, grãos, legumes, peixes e vegetais comuns são ricos em nutrientes o suficiente para merecer o título de 'superalimento'. Com um pouco de imaginação e inspiração, é fácil mostrar aos seus pequenos comensais que a comida pode ser deliciosa e saudável.



Morangos

dois garotinhos comendo morangos no campo

Morangos são uma fruta clássica do verão que muitas crianças comem assim que têm a chance, mas poucas pessoas percebem que eles são uma fonte fantástica de fibra, vitamina C, manganês e outros nutrientes também. Eles também são muito fáceis de cultivar em casa, e ter controle sobre o processo de cultivo pode significar um tratamento muito mais nutritivo e saboroso. Seus filhos provavelmente vão comê-los direto do quintal, do jeito que estão, o que significa que você nem terá que esconder o açúcar branco e o creme de leite.



Abacate

menino comendo abacate com as mãos bagunçadas

Os abacates são uma grande fonte de gorduras monoinsaturadas saudáveis, essenciais para ajudar a reduzir a inflamação e manter o coração saudável. Eles também contêm até vinte vitaminas e minerais. Se seus filhos ficam desanimados com a ideia de comer qualquer coisa verde, você pode evitá-los apenas para evitar reclamações, mas existem tantas maneiras de tornar este creme de frutas atraente. Algumas crianças ficarão felizes em tratar o abacate como uma pasta para bolos de arroz e torradas, enquanto os comedores mais agitados podem preferir misturado com uma musse de chocolate ou smoothie. Um pouco vai longe: um abacate grande fornece porções suficientes para uma família inteira.

Aveia

Divertida tigela de mingau de aveia decorada como um gato

A aveia é um dos grãos que tendemos a dar como certo, mas é uma fonte brilhante de fibra, carboidratos de liberação lenta, vitaminas B, zinco, folato e outros nutrientes essenciais. Mesmo que seus filhos não gostem de aveia no café da manhã, você pode encontrar inúmeras outras maneiras de adicioná-los à dieta, como substituir a farinha de trigo em receitas como muffins e panquecas. Você também pode adicioná-los a frutas congeladas e iogurte para fazer smoothies. Eles são tão versáteis que você com certeza encontrará pelo menos uma receita que seus filhos vão adorar.



Quinoa

Esta semente poderosa é de uma planta parente do espinafre e da beterraba. Isso significa que não é um grão de grama tradicional e é naturalmente livre de glúten. Seu status de superalimento se resume a ser rico em manganês, fósforo, vitaminas B, fibras e proteínas. Esteja avisado que seus filhos podem não ficar emocionados se você simplesmente colocá-lo em seus pratos - ele precisa de outros ingredientes para dar um sabor. Sua textura robusta se adapta particularmente bem a hambúrgueres: combine-o com carne moída, peixe ou tofu, cebola e temperos, e frite-os em um pouco de óleo.

Salmão

divertido peixe em palito decorado como um peixe e grãos em um prato

Este peixe é rico em ácidos graxos ômega 3 e proteínas essenciais para o desenvolvimento do cérebro e dos músculos respectivamente, assim como vitaminas A e B. Para torná-lo mais atraente para as crianças, experimente cortá-lo em tiras e mergulhar em ovos batidos e, em seguida, migalhas de pão integral para nutritivos palitos de peixe caseiros. Sirva com fatias de batata-doce em vez de batatas fritas para adicionar vitaminas e carboidratos de liberação lenta.

Feijões

filho

Eles podem não ser tão glamorosos quanto o abacate, mas os grãos despretensiosos são repletos de antioxidantes, proteínas e fibras solúveis. Alguns estudos mostraram que podem até ajudar a prevenir o câncer. Algumas crianças os adoram com molho de tomate ou burrito, mas outras podem precisar de mais convincentes. Uma ótima maneira de mudar a maneira como as crianças mais velhas e adolescentes veem os feijões é transformar a versão enlatada em um lanche saudável, drenando-os, adicionando um pouco de azeite e temperos e assando até ficarem crocantes.



Amêndoas

garotinha segurando uma única amêndoa

Embora sejam comumente chamadas de nozes, as amêndoas são as sementes de uma fruta com caroço que está relacionada aos damascos, pêssegos e cerejas. Eles são ricos em boas gorduras monoinsaturadas, que ajudam a saúde do coração, bem como proteínas. Eles têm um índice glicêmico mais baixo do que algumas outras nozes (um fator importante para pessoas com diabetes), mas podem ser um pouco insossos por conta própria, então tente usar amêndoas moídas como substituto da farinha em bolos ou mexa-as no mingau com mel por horas de energia de liberação lenta pela manhã.

Chocolate escuro

família sorridente de quatro pessoas mergulhando frutas em um fondue de chocolate

O chocolate escuro é uma fonte incrível de antioxidantes, ferro, cobre, manganês e magnésio. Escolha sempre a variedade com baixo teor de açúcar e alto teor de sólidos de cacau. Algumas crianças se acostumaram tanto com o lixo cheio de açúcar e de baixa nutrição que passa por chocolate que pode demorar um pouco para que suas papilas gustativas se adaptem às coisas boas. Uma maneira inteligente de conquistá-los é derretê-lo em fogo baixo, deixá-lo esfriar um pouco e mergulhar em qualquer tipo de fruta que quiserem.

acelga

Acelga suíça colorida em caixa de madeira

Um problema com vegetais de folhas verdes pode ser o gosto amargo que as crianças parecem não conseguir superar. É aqui que a acelga se destaca: tem um sabor suave de nozes e pode ser cozida em molhos, refogados e ensopados para fornecer sutilmente ferro, fibra e vitaminas A, K, C e E à sua prole. , junto com muitos outros minerais.

Cerejas

garotinha do lado de fora pegando cerejas da mesa

Se seus filhos usam fios elétricos à noite, as cerejas podem ajudar. Eles são uma fonte valiosa de melatonina, que ajuda a regular os padrões de sono. Eles também têm menos açúcar do que muitas outras frutas. Se você tiver espaço para uma cerejeira, os benefícios nutricionais serão maximizados, e a maioria das crianças ficará feliz em comer essas frutas do jeito que estão.

As possibilidades de tirar o máximo proveito das cerejas são infinitas: pode-se apedrejar, fazer puré e regar com iogurte gelado, ou secá-las a lume brando no forno para um lanche delicioso e naturalmente doce em qualquer altura do ano.