Revisão de jeen-yuhs: notável documentário da Netflix lança nova luz sobre estrela polarizadora

Uma classificação de estrelas de 5 de 5.

Ame-o ou odeie-o, Kanye West está chegando ao maior provedor de streaming do mundo. Para Ye, a Netflix é realmente apenas a próxima montanha a ser conquistada. Para os espectadores, jeen-yuhs é uma exploração em três partes do hitmaker Gold Digger – e é bastante surpreendente.

O documentário/biografia oferece aos espectadores a visão mais próxima do maior rapper (ou como ele diria, rockstar), que já agraciou este planeta. Filmado ao longo de 20 anos, jeen-yuhs é provavelmente uma das biografias mais abrangentes já comprometidas com o cinema, e tudo depende da equipe de produtores Coodie e Chike .

Ato 1, intitulado VISION explica como Coodie (Clarence Simmons) em particular veio a ter acesso alucinante a Kanye, e sua história em si é bastante especial. Coodie, um comediante em ascensão em Chicago, trocou o palco pela câmera ao conseguir um papel em um canal de hip-hop local, onde entrevistou pela primeira vez rappers em cena, mas encontrou uma nova visão criativa quando conheceu Kanye em 1998. e decidiu documentar sua história.

sunset - milha de ouro mary fitzgerald

Pare de rolar, comece a assistir. Receba newsletters exclusivas da nossa premiada equipe editorial.

Inscreva-se para receber as críticas e recomendações mais recentes para Streaming e On Demand

. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Kanye, por sua vez, estava se tornando um dos produtores mais comentados do jogo – mas um rapper ele não era, apesar de seus melhores esforços. Os talentos de Ye o levaram para Nova York, onde ele se juntou ao selo Roc-A-Fella de Jay Z, Dash e Biggs. Coodie se sentiu tão compelido pelo talento de Ye pelo que viu em Chicago que desistiu de sua vida na Windy City e foi para a Big Apple para documentar a ascensão de Ye.

aplicativo disney plus

O que era essencialmente um chute de Coodie acabou sendo um dos melhores instintos que alguém já teve – Kanye, é claro, se tornou uma estrela, quer as pessoas quisessem ou não. E jeen-yuhs segue as lutas que o produtor de 20 e poucos anos teve para levar as pessoas a levá-lo a sério.

Qualquer fã de Kanye conhece a história. Ele foi essencialmente ridicularizado por aqueles em Roc-A-Fella, que o viam como tendo uma vida muito fácil para ser um rapper de sucesso em Nova York, mas sempre o consideravam um produtor talentoso. O que a história nunca capturou em detalhes até agora é a paixão e a motivação por trás do homem – e as lutas que ele enfrentou a cada passo do caminho.

jeen-yuhs é descaradamente não filtrado. Enquanto Kanye escolhe retratar e controlar sua imagem pública em 2022, este documentário da Netflix mostra o verdadeiro homem por trás da persona. E isso é simplesmente surpreendente para um fã. jeen-yuhs mostra aspectos da história que só ouvimos – vemos Ye tentar desesperadamente fazer com que alguém ouça seu agora seminal álbum All Falls Down in Roc-A-Fella apenas para deixar o escritório abatido e desanimado.

Coodie e Chike (NETFLIX)

É devastador. Enquanto alguns chamam Kanye de arrogante e até de narcisista, Coodie captura o talento trabalhador e desesperado apenas tentando dar um tempo – ele captura o verdadeiro Kanye. Durante todo o tempo, Ye sabe que ele é uma estrela, e é esse impulso e determinação que o transformaram no nome familiar que ele é agora. Muito bem, uma vez que você viu o que ele passou.

Este é realmente o poder de jeen-yuhs. No primeiro ato, pelo menos, a persona de palco de Kanye que conhecemos hoje está realmente em segundo plano. O jovem é como todos nós, falível, e às vezes precisa se reconectar com a mãe, Donda. As conversas inéditas com sua falecida mãe provam ser as mais poderosas e emocionais de todo o primeiro ato; suas palavras sábias dão a Ye o impulso que ele precisa depois de vários contratempos, eventualmente empurrando-o para ter sua importante pausa na MTV.

Excluindo o que você pensa sobre Kanye hoje, jeen-yuhs é um documentário notável. Nunca antes a ascensão de uma superestrela foi capturada com tantos detalhes, e tudo depende da imaginação de Coodie e Chike, que reuniram um olhar sem filtros sobre uma das figuras mais polarizadoras da indústria da música hoje desde o início de sua carreira.

cale a boca como cuidar

jeen-yuhs Act 1 claramente apenas arranha a superfície, com muito mais por vir da vida de Kanye, incluindo a trágica morte de sua mãe em 2007, e algumas das partes mais controversas de sua vida (sem dúvida o chapéu MAGA fará um aparência), mas fique com ele, porque este documentário realmente abre o precedente para todas as biografias futuras. No verdadeiro estilo Kanye, mais uma vez ele mudou o jogo.

Jeen-Yuhs: A Kanye Trilogy estreia na Netflix na quarta-feira, 16 de fevereiro. Leia nosso guia das melhores séries da Netflix. Para outra coisa, visite nosso Guia de TV ou confira o hub de Documentários dedicado.

A última edição da TV já está à venda - assine agora para receber cada edição à sua porta. Para mais das maiores estrelas da TV, l ouça o podcast de TV com Jane Garvey.