Como remover manchas de sangue de roupas

Como remover manchas de sangue de roupas

Você se corta ao fazer a barba e a próxima coisa que você sabe é que há sangue na gola da sua camisa. Você tem um corte de papel em seu dedo que escorre sangue em sua saia favorita. Um joelho arranhado deixa uma mancha de sangue nas calças do seu filho. Provavelmente, você vai sujar a roupa com sangue em algum momento. Passe a marca sob a torneira e o sangue pode sair. Mas o que acontece quando isso não acontece? Felizmente, existem muitos utensílios domésticos que podem ajudá-lo a tirar o sangue de suas roupas.

Aja rapidamente

Retrato de jovem negro bonito fazendo a barba no banheiro de casa

Quando você acidentalmente se corta, seu primeiro instinto é se escovar e esquecer o que aconteceu. Mas se você sujar suas roupas com sangue, terá que agir rápido. Qualquer demora permitirá que o sangue seque, e é notoriamente difícil tirar sangue seco dos tecidos. Manchas recentes são muito mais fáceis de tratar, então trate-as o mais rápido possível.

Água Salgada Fria

água fria sal remove sangue Anatoly Tushentsov / Getty Images

A primeira regra ao tentar remover o sangue é nunca usar água quente. Qualquer tipo de calor irá definir a mancha e dificultar a remoção. Coloque sua roupa manchada de sangue em uma tigela com água salgada fria e deixe de molho por 3-4 horas. Esfregue a mancha com um pouco de detergente líquido e lave normalmente. O sangue não deve estar em lugar nenhum.

Vinagre

vinagre branco mancha de sangue MillefloreImages / Getty Images

Um removedor de sangue muito eficaz é outro produto que você provavelmente terá em sua despensa. O vinagre branco puro pode remover a mancha em um instante. Despeje um pouco diretamente no local e deixe de molho por 5-10 minutos. Seque com uma toalha ou pano e lave sua peça de roupa imediatamente. Tem que ser vinagre branco. Se você usar vinagre balsâmico, de vinho tinto, de malte ou de cidra de maçã, terá de lidar com um tipo diferente de mancha!

Amônia

botão de algodão amônia Tiacrousephotography / Getty Images

Se você tiver um pouco de amônia em casa, sua saia ou calça podem ser poupadas. Dilua uma colher de sopa de amônia em um copo de água fria. Usando um cotonete, toque suavemente a marca com a amônia diluída. Troque o cotonete sempre que ficar vermelho por causa do sangue, ou você esfregará o sangue de volta em suas roupas. Após 30 minutos, enxágue suas roupas em água fria. A amônia é sempre útil para ter por perto, pois também é ótimo para se livrar da urina e da transpiração.

Linha

removedor de sangue de cola joshblake / Getty Images

Se você estiver fora de casa e sujar suas roupas com sangue, vá até a loja de conveniência mais próxima e compre um refrigerante. O ácido carbônico da cola o torna ótimo para limpar coisas. Basta molhar a mancha com o refrigerante e ela deve desaparecer gradualmente. Você obterá os melhores resultados se puder molhar o tecido durante a noite.

WD-40

wd-40 wd40 manchas de spray Reimphoto / Getty Images

O WD-40 tem muitos usos. Mas você sabia que é bom para ajudar a remover manchas? Pulverize WD-40 diretamente na área descolorida, espere alguns minutos e lave normalmente. O WD-40 ajuda a retirar o sangue do tecido, para que saia mais fácil na lavagem. Procurando uma maneira de tirar batom, graxa, sujeira ou tinta das roupas? Dê a todas as manchas o tratamento de pré-lavagem WD-40!

Amido de milho

mancha de sangue de água de amido de milho Pawarun / Getty Images

Se você puder pegar a mancha de sangue antes do tempo, tente usar amido de milho para resgatar sua roupa. Misture o amido de milho com água fria para criar uma pasta e esfregue suavemente no local. Deixe o item secar antes de retirar os restos da pasta. Se ainda houver vestígios da marca, repita o processo. Continue assim, e a mancha desaparecerá.

Peróxido de hidrogênio

mancha de peróxido de hidrogênio pedphoto36pm / Getty Images

Se manchar uma peça de roupa de cor clara com sangue, pegue o peróxido de hidrogênio. Isso só funciona para manchas recentes, então você precisa ser rápido. Aplique peróxido a 3% diretamente sobre a mancha e enxágue com água fria. Não entre em pânico se o peróxido de hidrogênio começar a borbulhar. Esta é uma reação normal, pois começa a dissolver as proteínas do sangue. Significa apenas que está funcionando!

Amaciante de carne

amaciante de carne sem tempero Evgeniy Skripnichenko / Getty Images

Amaciante de carne não é o que você esperaria tirar sangue de roupas. No entanto, experimente isso e você ficará surpreso. Use água fria para embeber o tecido por algumas horas para amolecê-lo e ajudar a desfazer a mancha. Faça uma pasta usando uma colher de sopa de amaciante de carne sem tempero e duas colheres de chá de água fria e aplique na mancha de sangue. Deixe secar por uma hora, remova o excesso de pasta e lave normalmente.

Saliva

manchas nas camisas

Se você estiver em trânsito e não tiver nenhum produto doméstico útil por perto, há uma última opção que você definitivamente pode acessar. Use saliva para tirar o sangue de suas roupas. Por mais bizarro que pareça, pode realmente funcionar. Uma enzima da saliva quebra as proteínas encontradas no sangue. Umedeça a área com água fria, retire um pouco de saliva e cuspa na mancha. Esfregue na saliva e enxágue com água fria.

Qualquer que seja a técnica que você use para remover o sangue de suas roupas, pode não funcionar na primeira vez. O sangue pode ser teimoso e talvez seja necessário fazer algumas tentativas. Mas persevere e você acabará se livrando dessa mancha - de uma vez por todas.