Como o Office mudou a cara das sitcoms

É difícil acreditar que já se passaram 20 anos desde que David Brent apareceu pela primeira vez em nossas telas em O escritório - Ricky Gervais e Stephen Merchant's cringe-fest que correu por duas séries na BBC. São duas décadas da pegadinha do grampeador em geleia, os vários contos de Gareth Keenan do Exército Territorial e festas familiares em que seu pai arrancou naquela dança infame .

Frequentemente citado como uma das melhores comédias britânicas de todos os tempos, The Office arrecadou audiências de até sete milhões no último especial de Natal de 2003 e nos deu a máquina de gafe que usa cavanhaque que é David Brent: o rei do crasso de Slough. forros.

No entanto, The Office não merece apenas crédito por catapultar Gervais e Merchant para a fama (bem como Martin Freeman, Mackenzie Crook e inúmeras outras estrelas) ou ser a inspiração para seu remake americano amplamente popular - também é responsável por inaugurar um todo nova era da comédia, não apenas na Grã-Bretanha, mas em todo o mundo.

Antes de 2001, a cena da sitcom era povoada por comédias com várias câmeras - Absolutely Fabulous, Only Fools and Horses, O Vigário de Dibley, Red Dwarf, Bottom, Birds of a Feather, a lista é interminável. Essas roupas de 30 minutos filmadas em frente a um público ao vivo dominaram as ondas de rádio no Reino Unido e ainda mais nos Estados Unidos, onde nomes como Seinfeld, Amigos , Frasier e Full House reinaram supremos ao longo dos anos 90, transmitindo para milhões de fãs a cada semana.

BBC

Claro, houve alguns seriados de destaque que mudaram as coisas; a surreal sátira de câmera única Spaced tornou-se um clássico cult, enquanto comédias como Brass Eye de Chris Morris, That Peter Kay Thing e Marion e Geoff de Rob Brydon flertavam com o formato de documentário falso conforme nos aproximamos do milênio. No entanto, não foi até que The Office caiu na BBC Two, com sua visão hilariante e estranha da vida profissional mundana, que a comédia documental se tornou um sucesso de TV mainstream.

Os espectadores se tornaram uma mosca na parede da empresa de papel de ficção Wernham Hogg, onde Brent de alguma forma conseguiu chegar ao gerente geral, apesar de passar seus dias de trabalho distraindo seus colegas não impressionados, estalando seu violão e dando depoimentos para a câmera, gabando-se de como um chefe divertido ele estava. Enquanto Brent de Gervais era um personagem totalmente desagradável, com seu racismo inadvertido, sexismo e gafe embaraçoso deixando os fãs encolhidos atrás de uma almofada do sofá, ele era o alvo ideal do mockumentary - um homem comum sem noção que o público reconheceu e não teve problema em rir, não com .

Amparado pelas atuações de Mackenzie Crook e Ewen MacIntosh como biscates Gareth e Keith Bishop, bem como pelo triângulo amoroso entre Tim (Martin Freeman), Dawn (Lucy Davis) e seu noivo Lee (Joel Beckett), o The Office se tornou um triunfo infalível e, embora tenha terminado em 2003, um tanto prematuramente aos olhos de muitos fãs, já havia injetado na cena da TV uma febre falsa documental.

O remake do Office US

NBC

Nos E.U.A, O remake do Office alcançou alturas vertiginosas de sucesso, correndo por nove temporadas com Steve Carrell no comando como o homólogo de Brent na Pensilvânia, Michael Scott, e dando início ao boom da docu-comédia do outro lado do lago. Em seguida veio a sátira política Parques e recreação , produzido pelo criador do The US Office Greg Daniels e pelo escritor Michael Schur, seguido pela longa sitcom familiar Modern Family e Arrested Development de Mitchell Hurwitz. Mais recentemente, vimos o vândalo americano da Netflix, Zach Stone is Gonna Be Famous e O que fazemos nas sombras - um spin-off do filme documentário de mesmo nome de Jermaine Clement e Taika Waititi - aterrissar em nossas telas.

De volta ao Reino Unido, a paisagem do riso tornou-se povoada por simulações de documentários e sátiras no estilo reality show. Gervais e Merchant deixaram o The Office para nos dar Life’s Too Short e Derek, enquanto Twenty Twelve apareceu na BBC antes das Olimpíadas, seguido por W1A. Nos últimos anos, programas como As pessoas simplesmente não fazem nada , Este país e Mid Morning Matters com Alan Partridge mantiveram a bandeira tremula, com os dois primeiros recebendo prêmios BAFTA e This Country recebendo até seu próprio remake nos Estados Unidos.

Como resultado, as sitcoms de risadas agora são uma espécie em extinção. Enquanto alguns ainda estão no ar - Not Going Out, Mrs Brown’s Boys e Upstart Crow, para citar alguns - os programas mais populares nos últimos anos têm sido comédias de câmera única, com elementos de quebra da quarta parede. Comédia-drama boca a boca Saco de pulgas é indiscutivelmente um dos títulos mais populares e influentes dos anos 2010, enquanto Pátria , Garotas derry , Stath Lets Flats and Ghosts são agora o epítome da comédia moderna.

É possível que alguns de nossos mockumentaries e sitcoms favoritos não fossem encerrados hoje se o The Office não tivesse introduzido o hilariante ramo de Slough de Wernham Hogg em 2001 e, embora hoje marque o 20º aniversário do clássico cult, ainda permanece como um das melhores comédias britânicas de todos os tempos.

Para gerenciar suas preferências de e-mail, clique aqui.

O Office está disponível para transmissão no BritBox e Amazon Prime Video. Visite nosso Guia de TV ou dê uma olhada no resto de nossa cobertura de Drama.