Quanto tempo leva para mudar de provedor de banda larga? Dicas antes de mudar

ordem cronológica de matrix

Todo mundo passou muito mais tempo em casa nos últimos tempos e, embora a vida esteja lentamente se movendo em direção a um novo tipo de normalidade, muitos lares no Reino Unido ainda estão descobrindo que a banda larga em sua casa está sendo colocada em níveis de demanda sem precedentes. E se você está descobrindo que sua banda larga doméstica não está à altura da tarefa, então pode ser hora de pensar em mudar para um novo ISP (provedor de serviços de Internet).

Como você provavelmente imaginaria, os provedores de banda larga não facilitam exatamente para você deixá-los. Nós entrevistamos mais de 500 de nossos leitores em um oficial RadioTimes.com pesquisa e descobri que apenas 13% dos participantes planejam mudar de serviço no próximo ano. E nenhuma surpresa, já que os ISPs não querem que você os abandone - e eles não tornam mais fácil para você fazer isso no meio do contrato.

Se você está pensando em trocar de serviço, deve esperar uma alta taxa de cancelamento se estiver no meio de seu contrato atual. Mas se você está chegando ao fim do seu contrato, então definitivamente vale a pena olhar para os preços de serviços semelhantes de outros ISPs. Sabemos que não é provável que você queira gastar mais: na mesma pesquisa, descobrimos que apenas 22% dos participantes estão dispostos a pagar mais. Além disso, apenas 28% dos entrevistados mudaram de provedor nos últimos dois anos.

Mas com os preços dos serviços flutuando constantemente, está longe de ser impossível que você encontre outro provedor que ofereça um serviço superior e mais barato também.

Neste artigo, vamos explicar quanto tempo leva para mudar de provedor de banda larga, o que você precisa fazer e o que esperar se quiser encerrar seu contrato mais cedo. Não perca nossa escolha das melhores ofertas de banda larga este mês para ver os preços e pacotes mais recentes.

Quanto tempo leva para mudar de provedor de banda larga?

Isso varia de acordo com os provedores e a natureza da mudança, mas, em geral, a troca entre provedores de banda larga leva cerca de duas semanas. Você pode achar que leva um pouco mais de tempo se houver algum trabalho de instalação que exija a visita de um engenheiro - esse é provavelmente o caso se você estiver mudando os tipos de internet, por exemplo, atualizando de FTTC para FTTP de banda larga de fibra.

Se for esse o caso, você pode achar que atualmente leva um pouco mais de tempo para a visita de um engenheiro. Isso ocorre porque as restrições contínuas relacionadas à Covid no Reino Unido significam que algumas instalações estão sendo priorizadas em relação a outras, como aquelas para clientes vulneráveis ​​ou que não têm banda larga pré-existente.

Felizmente, atualmente as trocas entre os ISPs são relativamente suaves. Se você está preocupado em não conseguir trabalhar sem Internet em casa, a boa notícia é que é improvável que você fique sem uma conexão de Internet funcionando por mais do que alguns minutos.

Como mudar de provedor de banda larga

1. Verifique quais custos você terá, se houver. Se você está no final do seu contrato com o seu ISP atual, então você deve ser capaz de mudar de provedor sem nenhum custo. Mas se você ainda estiver no meio do contrato, provavelmente haverá uma taxa de cancelamento.
  2. Se você decidiu mudar, encontre o melhor fornecedor de substituição possível. Para comparar pacotes e preços de todos os principais provedores de serviços de Internet, consulte nosso artigo sobre os melhores negócios de banda larga.
  3. Inscreva-se no novo provedor e eles o orientarão nas próximas etapas. Se você estiver mudando de um provedor Openreach para outro (isso inclui BT, Sky e TalkTalk), você nem precisará alertar seu ISP atual: isso é tudo feito para você.
  4. Se este não for o caso, certifique-se de entrar em contato com seu provedor de banda larga existente para informá-los que você está se mudando para outro lugar. Seja legal: separações podem ser difíceis.

Conselhos antes de mudar de provedor de banda larga

• É o momento certo para você mudar para um novo ISP? Pense com muito cuidado se quiser fazer este contrato no meio, pois invariavelmente terá que pagar uma taxa de cancelamento. Isso pode ser muito pesado e geralmente é aplicado em uma base de contrato por mês restante - então, quanto mais cedo você quiser sair, mais você vai incorrer. Para ser franco, a menos que você tenha encontrado um excelente pacote de banda larga, raramente vale a pena mudar para um novo provedor prematuramente.
  • Seu serviço atual é muito lento? Você pode precisar procurar um pacote com uma velocidade de conexão de Mbps (megabit por segundo) melhor. Certifique-se de saber qual velocidade é a certa para você e as necessidades de sua família - leia nosso de que velocidade de banda larga eu preciso explicador para um resumo completo.
  • Se você acha que não está obtendo as velocidades de conexão anunciadas por seu provedor atual, pode ter motivos para encerrar o contrato sem pagar uma taxa de rescisão. Vários provedores se inscreveram no Ofcom's código de prática voluntário que estabelece regras claras sobre como cumprir as velocidades prometidas. Em qualquer caso, é melhor estar preparado para um pouco de burocracia: você terá que passar por um processo formal de reclamação, que será apresentado no site do seu provedor.
  • Você verificou os preços mais recentes? Vá para a nossa escolha das melhores ofertas de banda larga deste mês, onde você encontrará preços de pacotes de todos os principais ISPs do Reino Unido coletados e comparados.

Pensando em atualizar sua televisão? Certifique-se de ler nosso em profundidade qual TV comprar guia.