Como o enredo da 6ª temporada de Line of Duty foi inspirado em um crime da vida real

Quase todo o país está atualmente viciado na sexta temporada de Linha de dever - enquanto AC-12 continua investigando Joanne Davidson e sua manipulação suspeita da Operação Farol.

Embora a série seja amplamente fictícia, o caso central do programa, o do assassinato de Gail Vella, na verdade tem suas raízes em um crime muito real.

Jed Mercurio confirmou recentemente que Vella (Andi Osho) era baseado na jornalista maltesa Daphne Caruana Galizia, que foi assassinada em 2017 por manifestar preocupação com os vastos níveis de corrupção no país mediterrâneo.

Consulte Mais informação: Line of Duty é uma história verdadeira? O AC-12 da vida real

Um fã do programa tuitou Mercurio perguntando se havia uma conexão - citando o uso do sobrenome maltês comum Vella, modelos de carros idênticos e a natureza semelhante dos assassinatos.

Em resposta, ele escreveu: O Feitor tem se queixado de que nenhum dos detetives havia avistado essa pista. Ele provavelmente pedirá que você se junte ao AC-12.

chelsea notícias transferências

A revelação também gerou uma conversa com o filho de Caruana Galizia, Matthew, que revelou que sua mãe adorava programas policiais britânicos e que ele pode se imaginar voltando para casa para encontrá-la assistindo Line of Duty.

Em resposta a Mateus, Mercúrio homenageou o jornalista, escrevendo: Sua mãe foi incrivelmente corajosa na luta contra a corrupção. Eu sinto muito por sua perda trágica.

Mercurio havia explicado anteriormente o link para Radio Times antes do início da série. Na verdade, eu estava pensando em jornalismo investigativo, que merece muita admiração, disse ele quando questionado sobre sua inspiração para o enredo. Como o trabalho da repórter maltesa Daphne Caruana Galizia, que passou grande parte de sua carreira investigando corrupção de alto nível e foi assassinada.

Para gerenciar suas preferências de e-mail, clique aqui.

Quem foi Daphne Caruana Galizia?

Caruana Galizia - cujo nome de solteira era Vella - era a principal jornalista investigativa de Malta e uma espécie de celebridade nacional antes de seu assassinato.

Ela escreveu extensivamente para o The Sunday Times of Malta e The Malta Independent, enquanto seu blog, Running Commentary, era um dos sites mais visitados do país.

Durante sua carreira, ela divulgou histórias relacionadas à corrupção governamental, alegações de lavagem de dinheiro e crime organizado, recusando-se a recuar apesar das inúmeras ameaças.

Em outubro de 2017, Caruana Galizia foi morta depois que uma bomba foi detonada em seu carro perto de sua casa na aldeia de Bidnija, gerando indignação nacional e atenção das notícias internacionais.

casa do hype larri merritt

No início deste ano, um dos três homens acusados ​​de cometer o assassinato, Vincent Muscat, se confessou culpado das acusações e foi condenado a 15 anos de prisão. Os outros dois réus, os irmãos George e Alfred Degiorgio, se declararam inocentes.

A própria investigação foi sujeita a alegações de corrupção, com muitos suspeitando de um encobrimento devido a alegações de que o assassinato foi ordenado por chefes do estabelecimento maltês.

A polêmica em torno do caso levou o então primeiro-ministro Joseph Muscat - que Caruana Galizia havia afirmado estar ligado ao escândalo do Panama Papers - renunciando ao cargo em 2019.

Esta não é a primeira vez que Mercurio encontrou inspiração para Line of Duty em casos da vida real - as condenações errôneas de Stefan Kiszko e Barry George foram a base para uma história, embora também existam paralelos claros com a Operação Yewtree.

E o assassinato de Gail Vella não é a única parte desta série que parece ser baseada em um caso da vida real.

Muitos espectadores perceberam o fato de que o assassinato histórico de Lawrence Christopher, que foi apresentado como um ponto importante da trama no episódio cinco, tem semelhanças importantes com dois casos da vida real: os assassinatos de Christopher Alder e Stephen Lawrence.

Além do fato de seu nome parecer homenagear essas vítimas na vida real, a maneira e as circunstâncias de seu assassinato, conforme descrito por Chloe Bishop (Shalom Brune-Franklin), também têm ecos claros em ambos os casos.

elenco de snowpiercer

Stephen Lawrence, que foi morto por uma gangue racista em 1993 aos 18 anos, tinha aspirações de ser arquiteto - o que foi dado como a ocupação do personagem da série.

Enquanto isso, o ex-pára-quedista Christopher Alder foi sufocado até a morte sob custódia policial em 1998, enquanto havia sido algemado e deitado no chão, tendo sido anteriormente vítima de um ataque fora de uma boate.

Anos depois, surgiu uma fita que capturou policiais fazendo barulho de macaco enquanto Amieiro estava morrendo, com o incidente supostamente passado despercebido antes desse ponto.

Isso coincide exatamente com o caso descrito por Bishop, que disse a seus colegas AC-12: O vídeo da suíte de custódia mostra os policiais zombando de Christopher enquanto ele permanecia imóvel em sua cela.

Além do envolvimento de uma gangue racista branca, a resposta desastrada da polícia e o fato de que, como as duas vítimas na vida real, Lawrence Christopher era um homem completamente inocente, levou muitos telespectadores a sugerir que a semelhança era deliberada.

Apesar desses paralelos, no entanto, um porta-voz da BBC negou um link, explicando ao RadioTimes.com: Lawrence Christopher é um personagem fictício e a história em torno desse personagem não é uma representação de nenhum caso da vida real.

Line of Duty continua aos domingos às 21h na BBC One. Dê uma olhada no resto de nossa cobertura de Drama ou dê uma olhada em nosso guia de TV para ver o que está passando esta semana.