Como o episódio único de cair o queixo em The Haunting of Hill House foi quase um desastre completo

A nova série de terror da Netflix, The Haunting of Hill House, pode estar repleta de tensão de cortar as unhas, uma aterrorizante Dama do Pescoço Torto e pular sustos em grande quantidade, mas o elenco e a equipe foram forçados a superar um desafio muito mais assustador: filmar o episódio seis.

Sem revelar grandes spoilers, o episódio seis é a peça central da série de 10 partes, um tour de force técnico que reúne as histórias fragmentadas do programa (e uma infinidade de atividades paranormais) em uma única hora de duração.

Bem, mais ou menos. Embora pareça ininterrupto, o episódio - que ocorre simultaneamente em uma casa funerária e na casa titular - é na verdade costurado por meio de uma série de planos gerais e truques de câmera. Mas ainda exigia algumas tomadas de 20 minutos, uma tarefa assustadoramente grande que quase levou a melhor no show.

• Os melhores filmes de terror e programas de TV da Netflix para assistir neste Halloween
  • Novidade na Netflix: os melhores filmes e programas de TV lançados todos os dias
  • Boletim informativo RadioTimes.com: receba as últimas notícias de TV e entretenimento diretamente na sua caixa de entrada

Para tornar as coisas ainda mais difíceis, toda essa ação por trás das câmeras limitou as tentativas que os atores puderam realizar nos dois dias de filmagem.

sequência do filme matrix

Quando você está fazendo uma tomada de 18 minutos, há muitas coisas que precisam ser redefinidas, explica Steven Crain, ator Michiel Huisman (que você provavelmente conhece como Daario Naharis de Game of Thrones). E não é como se você pudesse fazer outro imediatamente. Isso é uma reinicialização de 45 minutos.

E no final, você não vai ter nada para cortar. Não haverá um close up para encobrir um pequeno erro.

No final das contas, o elenco e a equipe técnica tiveram apenas três tentativas de filmar o episódio, tudo graças a um defeito na roda do carrinho da câmera. O carrinho que movimentava a câmera tinha um tipo específico de roda para ser usado apenas em pisos de madeira. Mas por causa do carpete que tínhamos no set, o mecanismo dentro do carrinho ficou bagunçado. A fibra do tapete estava ficando enrolada na roda após semanas de ensaios, explicou Henry Thomas, que interpreta Hugh Crain.

Na terceira tentativa, o carrinho da câmera estava pronto para quebrar. E isso foi um problema, porque eles haviam concluído apenas uma tomada com sucesso, mas, como disse Reaser, os atores não estavam realmente se interessando.

Mike [Flanagan, diretor] estava pensando ‘temos um take que pode ser usado. Acho que temos que ir por um segundo ’. Essa é a tomada que acabou no show. E isso não é uma piada: imediatamente após a conclusão desse take o carrinho quebrou. Não se moveu mais um centímetro, lembra Siegel.

E se as rodas tivessem falhado um momento antes? Eles não teriam como completar o episódio, disse Thomas. Acontece que o carrinho em questão era um equipamento muito caro e muito especializado que não poderia ter sido substituído a tempo de uma nova filmagem.

Felizmente, o elenco e a equipe não precisaram de outra tentativa. Os atores retrataram perfeitamente a tensão e a ternura de uma reunião de família em uma circunstância horrível, a câmera e o relâmpago capturando cada reviravolta e susto do episódio.

Tecnicamente, é uma obra cinematográfica de cair o queixo. Mas, o mais importante, é absolutamente assustador também.

The Haunting of Hill House já está disponível para assistir na Netflix

Inscreva-se para receber o boletim informativo gratuito RadioTimes.com