Sua análise do episódio 3 de Dark Materials: O futuro é agora

4,0 de 5 estrelas de classificação

Muito já foi escrito (aqui e em outros lugares) sobre como a adaptação de His Dark Materials da BBC mudou e adaptou os livros originais de Philip Pullman, mas é apenas neste terceiro episódio que começamos a ver como essa abordagem pode valer a pena.

Por exemplo, os gípcios. Depois de dois episódios seguindo os nômades que habitavam os barcos em sua missão para rastrear seus filhos desaparecidos, esta semana os vemos finalmente se unir a Lyra (Dafne Keen) - o ponto em que eles aparecem pela primeira vez nos livros - e o fato de que nós ' Conhecer esses personagens já contribui para um encontro muito mais diversificado e satisfatório do que poderíamos ter tido de outra forma.

todos os códigos do gta sanders

Enquanto isso, de volta em nosso próprio mundo, as travessuras de salto de dimensão de Lord Boreal (Ariyon Bakare) (que se mostraram um pouco controversas com os fãs) também começaram a dar frutos, com o vilão e seu ajudante (Robert Emms) tentando rastrear uma figura crucial chamado Stanislaus Grumman, que para os fãs em casa pode ser muito parecido com o Andrew Scott de Sherlock e Fleabag ...

Na vida real, como descobrimos, Grumman (um explorador cuja cabeça decepada Asriel usa para conseguir fundos para sua expedição no primeiro episódio da série) é um homem de nosso próprio mundo chamado Major John Parry, um personagem que não aparece até O segundo romance de Pullman, mas cujo roteirista Jack Thorne está claramente propagando muito antes, junto com seu importantíssimo filho Will (Amir Wilson).

Embora o elenco de Wilson e Scott já fosse conhecido, não era de se esperar que os veríamos até a segunda série de His Dark Materials (que já quase concluiu as filmagens) - e, pessoalmente, não posso deixar de esperar que Will, essencialmente o segunda pista dos romances ao lado de Lyra, não se intromete também pesadamente na primeira temporada antes de sua introdução adequada na segunda. Afinal, eles precisam deixar algo para a próxima série.

Pan e o aletiômetro (BBC)

Outras mudanças no episódio, entretanto, parecem menos planejadas e mais claramente relacionadas às limitações da TV, particularmente no que se refere aos daemons. Embora seja compreensível que ver o daemon Pan de Lyra mudando constantemente de forma possa ser um pouco mais perturbador (e caro) na tela do que no livro, sua tendência para se transformar apenas em um arminho branco ou uma marta de pinheiro é mais perceptível esta semana, particularmente em uma sequência em que Lyra discute a capacidade de Pan de se transformar em nada por fim com Farder Coram (James Cosmo).

Certamente, este teria sido um momento perfeito para ver Pan mudar de forma em comparação com o já estabelecido, imutável gato-daem Sophonax de Coram, quando o discussão inteira é voltado para essa diferença entre os daemons - mas não, ele ainda é um arminho. Se nada mais, ainda não estou convencido de que a diferença entre daemons adultos e crianças (que se torna muito importante mais tarde na história) terá ficado clara para os espectadores casuais, então só podemos esperar que Pan tenha mais algumas formas como o a série continua.

gangs of london onde assistir

Embora, é claro, nem todas as mudanças no material de origem sejam para pior. Ruth Wilson continua a dominar a série esta semana como a cada vez mais complexa Sra. Coulter, demonstrando mais de uma caracterização conturbada e completa do que testemunhamos neste ponto da história escrita e enfrentando espiões gípcios em uma sequência emocionante recém-desenvolvida para as séries.

Ruth Wilson como a Sra. Coulter em His Dark Materials (BBC)

Quer ela esteja bêbada de luto pela fuga de Lyra, ameaçando o fim do Jordan College (o Mestre do qual agora parece passar todas as aparências sendo gritado por vários vilões) ou espancando brutalmente um intruso, espelhando seu daemon macaco com gestos símios deselegantes é perfeita como um vilão com uma fraqueza - realmente se preocupando com outra pessoa pela primeira vez na vida.

É um lado mais feio, porém um pouco mais humano da Sra. Coulter, que se juntou ao novo conhecimento de Lyra - que Coulter é na verdade sua mãe, conforme revelado a ela por Ma Costa de Anne-Marie Duff - cria o cenário para um reencontro verdadeiramente dramático entre os dois mais tarde nas séries.

numerologia 777

Mas antes de tudo isso, Lyra e os gípcios devem seguir para o norte, onde a verdadeira ação começa. Recém-armada com a capacidade de ler o aletiômetro, ela enfrentará ursos polares blindados, bruxas poderosas e um destino pior que a morte - assim como o personagem favorito dos fãs, Lee Scoresby, interpretado por Lin-Manuel Miranda e um dos poucos cruciais figuras na história cuja introdução não tem foi apresentado na história por Thorne e a equipe de produção. Espero que tenha valido a pena esperar.

Seu Dark Materials continua aos domingos às 20h na BBC One