The Handmaid’s Tale é um drama sublime - mas realmente precisamos de 10 temporadas?

Meu coração afundou quando li que o showrunner de The Handmaid’s Tale havia planejado dez séries. Fale sobre Bendito seja o fruto. Eu sei que é um sucesso, mas ... dez? Sério?

Não me entenda mal, eu amo o show, embora tenha alguma simpatia pelas pessoas que sentem que os anais de uma camarilha religiosa que governa os Estados Unidos se tornaram muito pesados, muito brutais.

• 21 fatos dos bastidores sobre The Handmaid’s Tale
  • Conheça o elenco da segunda série de The Handmaid's Tale
  • Boletim informativo RadioTimes.com: receba as últimas notícias de TV e entretenimento diretamente na sua caixa de entrada

A segunda temporada termina esta semana com mais desgraça para nossa heroína cativa Offred (a extraordinária Elizabeth Moss), e embora eu tenha assistido ao final em um escritório na tela do computador, ainda me deixou torcido como um pano de prato. Boa sorte se você estiver assistindo em casa em uma sala escura.

Mas vamos lá, se o roteirista chefe de um programa está planejando o enredo de dez temporadas, o que isso diz para nós após um drama semana a semana? Eu acho que, de maneira geral, diz que você está fodendo.

Se um grande arco de enredo é esboçado para mais de 100 episódios, a prioridade dos escritores é desenrolar. Isso se tornou, para mim, um obstáculo na era da televisão de formato longo (ver também Homeland, Lost).

Em qualquer episódio, o progresso na história geral deve ser cuidadosamente racionado. Então, geralmente, não acontece muita coisa por um tempo, então há um choque desagradável - no mundo de The Handmaid’s Tale, que tende a significar que uma personagem feminina é espancada ou mutilada - e então as coisas cedem novamente.

Choques, muitas vezes próximos ao final de episódios silenciosos, tomam o lugar do enredo, porque o enredo é uma moeda que os escritores não podem pagar. O problema é que isso também significa que podemos sentir quando eles estão nos blefando.

Houve um episódio importante no início desta corrida, onde uma grávida e vulnerável Offred se viu sozinha em uma mansão remota e cheia de neve, sem guardas por perto. Ela encontrou um carro em uma garagem: ela poderia escapar da fronteira canadense e da liberdade!

Exceto, nós meio que sabíamos que ela não faria. Porque isso causaria um curto-circuito na história maior, que exige que Offred seja mantido em cativeiro na família condenada de Fred e Serena Waterford. Ou pelo menos, tem feito até agora ...

Há uma onda de desenvolvimentos no final de domingo que sugere que a água que vimos durante grande parte desta temporada pode ter acabado. Espero que sim: a segunda série de um programa que tem feito um grande sucesso pode muitas vezes ser rochosa (veja Homeland novamente).

E no seu melhor, The Handmaid’s Tale é um pouco especial. Isso desperta uma mistura particular de emoções, uma espécie de pavor / repulsa / profunda tristeza por qualquer que seja a última abominação que os mestres misóginos de Gilead sonharam.

Em uma cena horrível na semana passada, Eden, a devota garota de 15 anos que se rebelou contra seu casamento arranjado, foi ritualmente afogada. Foi um drama incrivelmente poderoso.

Mas se o programa continua substituindo horrores de cenário como esse pelo progresso na história principal, não tenho certeza de quanto mais posso aguentar.

O conto da serva é às 21h no domingo, C4

Inscreva-se para receber o boletim informativo gratuito RadioTimes.com