Doctor Who: a maldição da mancha negra ★★

Classificação de 2,0 de 5 estrelas

História 215

Série 6 - Episódio 3

A lenda. A sirene. Muitos navios mercantes carregados de tesouros foram vítimas dela - Avery

Primeira transmissão do Reino Unido
Sábado, 7 de maio de 2011

Enredo
Um navio pirata do século 17, sob o comando do capitão Henry Avery, ficou paralisado por uma névoa por oito dias. Marcados com uma mancha preta, os cães do mar estão sendo abatidos um a um por uma sereia etérea e desaparecendo. A equipe Tardis luta para ganhar a confiança dos ansiosos piratas. O Doutor percebe que a sereia está usando superfícies reflexivas para cruzar de outra dimensão - e é um médico virtual de uma nave alienígena.

Produção
Janeiro a março de 2011 em Charlestown Harbor, Cornwall; Fillcare, Llantrisant; Upper Boat Studios

Elencar
O Doutor - Matt Smith
Amy Pond - Karen Gillan
Rory Williams - Arthur Darvill
Henry Avery - Hugh Bonneville
Toby Avery - Oscar Lloyd
O contramestre - Lee Ross
Mulligan - Michael Begley
De Florres - Tony Lucken
Dançarino - Chris Jarman
McGrath - Carl McCrystal
A sereia - Lily Cole

Equipe técnica
Escritor - Steve Thompson
Diretor - Jeremy Webb
Produtor - Marcus Wilson
Designer - Michael Pickwoad
Música - Murray Gold
Produtores executivos - Steven Moffat, Piers Wenger, Beth Willis

Revisão da RT por Patrick Mulkern
Isso sempre seria um pouco uma reviravolta depois daqueles dois primeiros deslumbrantes. Ainda assim, Doctor Who sempre foi uma mistura de ficção científica. Vamos julgar este episódio pelos seus próprios méritos - e há vários balançando entre o porão na altura do tornozelo.

Basta pensar no elenco e na equipe trabalhando arduamente em várias noites frias de fevereiro em Charlestown. Na tela, você realmente acredita que este bergantim, o Phoenix of Dell Quay, está no meio do oceano, não ancorado com segurança em um porto da Cornualha, esquecido por paparazzi e fãs fixados em spoiler. O luar e a névoa - falsos ou reais - proporcionam uma cinematografia com uma atmosfera incrível.

Interpretando a sereia alienígena, a modelo que virou atriz Lily Cole pode parecer mais arminho do que peixe, mas é magnífica banhada por um brilho turquesa etéreo, saindo da água e de qualquer outra superfície reflexiva disponível. No entanto, como as sereias da mitologia marítima, ela faz os homens de idiotas - exigindo mais ardor do que esses atores podem reunir de forma convincente em uma filmagem noturna terrivelmente fria.

Gosto de Hugh Bonneville na maioria das coisas. Esplêndido em Iris e Downton Abbey, ele era a melhor coisa sobre o claudicante Twenty Twelve e ainda mais engraçado em Bonekickers miseráveis. É claro que ele está saboreando o papel do Capitão Henry Avery. Ele se esforçou para deixar a barba crescer; infelizmente, seu personagem também precisava de tempo para crescer.

qual a impressora mais econômica

As razões para Avery se tornar pirata são deixadas pairando no ar noturno. Ele é um ex-oficial da Marinha, então Bonneville continua agradável e longe de seu típico capitão ooh-aar. Na verdade, Avery evita firmemente a maioria dos tiques da pirataria do bacalhau, embora a narrativa mostre alguns pontos essenciais da Ilha do Tesouro: escorbuto patifes, grumete, a mancha negra ...

Não é muito claro no diálogo, mas Avery era um bucaneiro da vida real, notório na década de 1690, que nunca foi capturado. Pensava-se que ele havia se aposentado com seu butim, mas agora sabemos que o tesouro do Moghul da Índia foi jogado no mar antes de Avery zarpar para o espaço com seu bando de bandidos! De uma forma secundária, esta história atua como uma prequela de uma aventura dos anos 1960 apagada há muito tempo (The Smugglers). Uma traquinagem do século 17 com William Hartnell’s Doctor, também filmado na Cornualha, viu os ex-companheiros de navio de Avery caçando seu esconderijo de ouro. Acho que sei qual drama prefiro assistir.

Às vezes, o episódio de Steve Thompson passa mancando como Blind Pew, mergulhando na subtrama subnutrida de Avery e seu filho, e o Doutor implausivelmente abandonando os Tardis ... Talvez o que mais irrita seja o mistério da tripulação que está desaparecendo. Tudo bem, o orçamento da BBC só pode colocar seis ou mais cães do mar em serviço, e uma fila estabelece que o resto foi abatido pela sirene. Mas nem todos os homens que vemos foram devidamente despachados.

Crucialmente, o que acontece com o contramestre (ex-EastEnder Lee Ross), o mais vocal e desagradável dos ajudantes de Avery? Um minuto ele está escondido com Amy e Rory no arsenal, então ele desaparece da narrativa completamente até a reunião final. Como ele entrou na enfermaria da sereia? Se você está procurando um terreno impermeável, meu caro, aquele navio navegou.