No Canto do Dicionário com Susie Dent do Countdown, a ‘dominatrix’ das palavras

Susie Dent tinha cinco anos quando descobriu seu amor pelas palavras, lendo os rótulos dos frascos de xampu na hora do banho. Percebi que os ingredientes estavam escritos em diferentes idiomas e comecei a descobrir quais palavras correspondiam a quais. Fiquei fascinada com a forma das palavras antes mesmo de saber o que significavam, diz ela.

Aos oito anos, a parte traseira do carro da família tornou-se seu centro de aprendizado. Em vez de levar um brinquedo ou um livro de ficção em uma longa jornada, levaria livros de vocabulário alemão e francês e estabeleceria como meta aprender certo número antes de chegarmos ao nosso destino. Quanto mais longa a jornada, mais feliz eu ficava.

Avanço rápido de oito anos para a escola de convento e os cobiçados papéis do sexto ano. Eu queria desesperadamente ser capitão da casa ou chefe de algum esporte ou outro. Finalmente cheguei ao bibliotecário-chefe e me ocorreu. Era claramente o papel mais nerd e geek da lista e me lembro de me sentir mortificado - mas secretamente muito feliz.

Hoje, com uma graduação em línguas modernas pela Oxford e um mestrado em alemão pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, Dent é mais conhecido pelo Countdown do Channel 4 e seu irmão mais obsceno, Oito em Dez Cats faz a contagem regressiva. Ela é a dona das palavras, embora o anfitrião Jimmy Carr provavelmente diria dominatrix.

Dent diz: Quando o programa começou, Jimmy era muito respeitoso e eu realmente não me sentia parte disso. Mas agora ele está me fazendo parecer uma espécie de viciada em sexo ou, você sabe, realmente viciada em escravidão ou o que seja. E eu prefiro muito mais isso. Não sou um extrovertido descarado, mas não sou tão corado ou recatado como as pessoas podem pensar. É sobre se encaixar - fazer parte da tribo.

Como nos adaptamos por meio do uso de uma linguagem exclusiva no local de trabalho é o tema de seu novo livro, Dent’s Modern Tribes: The Secret Languages ​​of Britain. A mãe de 51 anos de duas meninas não se encaixa na tribo que seus primeiros anos podem ter sugerido. Ela é erudita, mas não intelectual. Ela adora inglês, mas adota americanismos. Ela ronrona sobre as palavras e suas origens, mas prefere ler em voz alta em alemão. Acima de tudo, se ela já teve um pedante interno, agora está firmemente banido.

A única coisa - além das suposições sobre o alemão - que tenho de desafiar com frequência é que as pessoas presumam que os lexicógrafos são ferozes protetores da língua quando, na verdade, nosso trabalho não é tapá-la. Samuel Johnson, em seu dicionário, decidiu congelar a linguagem, para de alguma forma bloquear sua pureza. Mas mesmo ele percebeu que você não pode capturar um idioma, você não pode acorrentá-lo. Como ele disse, 'Você pode muito bem chicotear o vento'.

Para Dent, permitir que a linguagem evolua significa acolher palavras e frases do outro lado do Atlântico. Sei que as pessoas vão me odiar por isso, mas adoro americanismos. Em primeiro lugar, para começar, uma grande porcentagem de americanismos era realmente nossa. Eles os pegaram e nós os perdemos, e agora os vemos como uma espécie de farsa, mas, na verdade, Shakespeare costumava 'obter'. O lábio superior rígido, por outro lado, foi usado pela primeira vez na América. Acho que devemos lembrar que o inglês absorveu palavras de todas as línguas que já encontrou.

Há um ritmo e melodia em sua voz quando ela está em pleno fluxo. Duas características, com certeza, que faltam no alemão falado? Dent franze a testa. O alemão sempre sentiu a língua para a qual voltei. É muito difícil para a maioria das pessoas por ser feio e gutural. Na verdade, é uma das linguagens mais melódicas e líricas que existe. E a literatura alemã é incrível. É apenas um tesouro para mim.

Embora dent não seja um guerreiro de palavras no estilo Boudicca, algumas pronúncias e palavras ainda irritam. Pessoas dizendo misschee-vee-ous em vez de miss-chiv-us me ofendem por algum motivo, e eu não gosto de bulbosas e escrófulas [uma forma de tuberculose]. Por outro lado, a palavra favorita de hoje é flippercanorious, que significa fantástico.

A Dent adulta usa seu nerdismo um pouco mais levianamente do que seu antigo eu de colegial. Até, isto é, eu pergunto com qual livro ela gostaria de ser abandonada em uma ilha deserta. O Oxford English Dictionary, sem dúvida, vem a resposta infalível. Eu o consulto todos os dias. Cada palavra é uma história em si, e você descobre muitas joias que deveríamos usar com mais frequência porque são lindas. Tudo isso prova: você pode tirar a menina da aula, mas não pode tirar a aula da menina ...

Dent’s Modern Tribes de Susie Dent já está disponível