David Morrissey pensou que um novo drama alucinante, The City And The City, seria impossível de filmar

Acho que o mundo é fantástico, é alucinante como qualquer coisa, diz David Morrissey sobre o novo drama da BBC2, The City and the City. É um lugar tão estranho e trippy.

O mundo em questão é, na verdade, uma cidade-estado europeia fictícia - ou melhor, duas cidades existindo exatamente no mesmo espaço. Mas isso não é ficção científica; não estamos falando sobre realidades alternativas. Estes são dois atual cidades em uma ...

• Conheça o elenco de The City And The City
  • A estrela de The City And The City, Mandeep Dhillon: Corwi é uma pitbull - eu gostaria de ser como ela

Em The City and The City, o personagem de Morrissey, Inspetor Tyador Borlú, vive na dilapidada, caótica e vibrante cidade de Beszel. Mas Beszel se sobrepõe e se mistura com uma cidade totalmente separada: a rica, elegante e estéril Ul Qoma. Os habitantes de cada cidade devem conscientemente ignorar os habitantes da outra, ou serão punidos pelo serviço secreto que tudo vê, Breach.

Como Morrissey admite, é um programa difícil de descrever. Mas depois de abraçá-lo e entrar no mundo, você realmente está nele.

Um cidadão de Beszel não pode visitar a loja ao lado, porque ela fica em Ul Qoma; um homem em Ul Qoma não pode pegar um frisbee perdido que veio de uma criança brincando em Beszel.

Você não reconhece isso, você não tem nenhuma interação com aquele lugar, Morrissey explica. E é assim mesmo. E sempre foi assim.

O conceito vem direto do romance de China Mieville, The City & The City, e adaptado para a TV pelo roteirista Tony Grisoni. Este drama em quatro partes conta a história de uma investigação de assassinato que se estende pelas duas cidades depois que o corpo de um estudante americano que vivia em Ul Qoma aparece em uma rua de Beszel.

O Inspetor Borlú está determinado a descobrir quem a matou e por quê.

Recebo muitos programas policiais, diz Morrissey. É ótimo que eu tenha um metro e noventa de altura e receba muitas opções, e programas policiais são nosso grampo, não são? Então você os pega e às vezes pensa, 'Oh, eu acho que está tudo bem'. Mas este aqui eu pensei, 'Graças a Deus por isso! Isso é totalmente diferente. '

Mas embora possa ser um tipo totalmente diferente de programa policial, o mundo de Mieville contém uma certa verdade sobre a nossa realidade.

A produção ocorreu em Liverpool e Manchester, usando os edifícios góticos vitorianos da revolução industrial para Beszel, que ficam lado a lado com essas grandes estruturas de vidro usadas para representar Ul Qoma. O que não é visto é representado por um borrão de tudo, exceto da cidade em que nossos personagens estão no momento.

programação da luta floyd mayweather

E, em um eco da divisão entre Berlim Oriental e Ocidental que ainda é visível do ar - com um lado iluminado em laranja quente e outro em azul frio, uma relíquia dos sistemas de iluminação pública soviéticos x ocidentais - Beszel e Ul Qoma são banhado por uma luz colorida diferente. É uma distinção visual útil.

Grisoni, no entanto, tomou uma liberdade com o romance: ele deu uma esposa para o personagem de Morrissey.

No entanto, ela só é apresentada a nós em flashbacks, porque Katrynia (Lara Pulver de Sherlock) está faltando. Parece que ela tentou cruzar ilicitamente de Beszel para Ul Qoma; agora seu paradeiro é incerto.

O que Tony Grisoni fez foi adicionar algo à narrativa, um coração emocional a ela, disse Morrissey.

O que eu gosto na escrita da China, na verdade, é que há algo destacado em sua escrita. Ele está um pouco do lado de fora, olhando para dentro.

O que Tony fez foi dar ao meu personagem um verdadeiro coração emocional, o que significa que este caso que ele está investigando tem um elemento pessoal. Por que ele esta fazendo isso? Por que ele está seguindo este caso com tanta paixão? E tem a ver com sua ex-mulher.