O chefe do Channel 4, Jay Hunt, diz que a ameaça de privatização é desestabilizadora e de tirar o fôlego

A ameaça contínua de privatização está desestabilizando o Canal 4 e o fracasso do governo em dar estabilidade à emissora é de tirar o fôlego, disse hoje seu diretor de criação, Jay Hunt.

vwars 2 temporada

Falando no Festival de Televisão de Edimburgo, o executivo disse que a questão, que foi promovida pelo ex-secretário de cultura John Whittingdale, permanece na mesa e está prejudicando a capacidade da emissora de planejar o futuro.

Ela disse: Sentada onde estou sentada, é desanimador estar sentada aqui um ano depois e ainda não ser capaz de encerrar aquela conversa em particular e acho que é inevitável que para todos no Canal 4, e para todos que lidam com o Canal 4, essa incerteza é desestabilizador.

De uma forma ou de outra, precisamos de alguma resolução sobre isso. Acho absolutamente deslumbrante que, um ano depois de me fazerem esta pergunta, estou respondendo-a novamente e não temos a menor idéia. Estamos um ano depois e estamos planejando 2018 e ainda não sei o futuro da minha organização.

O Channel 4 é uma emissora pública financiada por publicidade que injeta todos os lucros em seu conteúdo. Se for privatizado, responderá aos acionistas e deverá gerar receita para os acionistas, em um movimento que os críticos dizem que prejudicaria a distinção de sua produção.

Além da possível privatização da emissora, acredita-se que o governo também esteja considerando outras opções, incluindo a venda de uma participação minoritária a um parceiro estratégico como a BT.

Hunt também atacou Caitlin Moran pela alegação do jornalista e do escritor Raised by Wolves no Radio Times no início deste ano, não havia comédias da classe trabalhadora suficientes na TV.

Moran escreveu que as pessoas da classe trabalhadora ainda são sub-representadas na televisão e na cultura britânicas e que, mesmo quando aparecem, costumam ser tratadas mais como animais do que como seres humanos.

Muitos dos meus auto-declarados comissários de comédia da classe trabalhadora ficaram bastante indignados quando ela disse isso, disse Hunt. E temos bastante coisa nessa direção. Veja Chewing Gum, um programa vencedor do prêmio Bafta e RTS de um escritor totalmente novo.

Raised by Wolves foi eliminado pelo C4 depois de duas séries e Hunt explicou a decisão: Gastamos milhões e milhões de libras em Raised by Wolves. Foi bastante apreciado e aclamado pela crítica. É um daquela bolha de programas no meio que teve milhões de libras em dinheiro do Channel 4 e decidimos seguir em frente e fazer outras coisas…. Às vezes, as coisas são canceladas. E é assim que acontece.

Hunt também disse que estava preocupada com a próxima geração de talentos performáticos, citando o apresentador de F1 Steve Jones como um exemplo de apresentador notável que vem de uma geração extraordinariamente capaz, especialmente ao vivo e eu me preocupo genuinamente se isso é uma habilidade moribunda.

Hunt também defendeu o polêmico programa de namoro de nus, Naked Attraction, dizendo que nenhuma outra emissora do Reino Unido arriscaria um programa como esse e que prestou um serviço público valioso ao mostrar a realidade do jogo de namoro.

Para mim, ter um programa no Canal 4 que desafie completamente a imagem corporal e dizer que é assim que um verdadeiro corpo nu se parece para uma geração que desliza para a esquerda e desliza para a direita é importante.