Sobrevivente de Aberfan inquieto com a descrição da Coroa da reação insensível da Rainha à tragédia

Um sobrevivente de Aberfan disse que está desconfortável com o retrato cruel da Rainha da Netflix e sua resposta à tragédia.

A pequena vila mineira galesa de Aberfan ficou devastada quando, em 21 de outubro de 1966, um aterro de carvão desabou repentinamente da encosta da montanha próxima. Um total de 116 crianças e 28 adultos morreram, com a maioria das vítimas mortas quando a avalanche de chorume atingiu a Pantglas Junior School.

A terceira temporada da Crown dedica um episódio ao desastre e suas consequências, incluindo a visita da Rainha a Aberfan, oito dias após o evento.

Jeff Edwards tinha oito anos quando o desastre aconteceu e foi a última criança a ser resgatada com vida da escola. Desde então, ele conheceu a rainha Elizabeth II várias vezes durante suas visitas subsequentes à área.

Em entrevista exclusiva com RadioTimes.com , Edwards criticou como a Netflix descreveu a reação imediata do monarca à tragédia.

Achei que eles a retrataram de maneira muito, muito insensível, disse ele, alguns dias depois de assistir a uma prévia do episódio.

No episódio, a Rainha Elizabeth II (Olivia Colman) inicialmente rejeita a sugestão de que ela deveria visitar Aberfan. Após a pressão do primeiro-ministro Harold Wilson (Jason Watkins) e as viagens de seu cunhado Lord Snowdon (Ben Miles) e seu marido, o príncipe Philip (Tobias Menzies) ao local do desastre, ela finalmente viaja para Aberfan oito dias após a tragédia - mas ao retornar ao Palácio de Buckingham, ela admite a Wilson que teve que fingir chorar para a multidão e as câmeras.

Jeff Edwards quando foi resgatado da escola local de Aberfan, 1996

(No episódio), ela diz: 'Não fazemos sites de desastres, fazemos hospitais', contou Edwards. (Quando) eu vi isso pela primeira vez, pensei, ‘Bem, isso é bastante insensível’. E conhecendo a pessoa, não acho que ela teria dito isso, pessoalmente.

Mas, no final do episódio, a Rainha chora genuinamente ao ouvir uma gravação do hino cantado pelos enlutados no enterro das vítimas - um momento que Edwards elogiou.

Há uma característica redentora no final ... Acho que o que eles estão tentando retratar é sua educação, sua necessidade de não mostrar, como chefe de estado, qualquer emoção. Mas no final do programa, ele mostrou as lágrimas escorrendo de seus olhos, o que efetivamente mostra aquela parte emocional.

RELACIONADO

• História da vida real por trás do episódio de The Crown's Aberfan, contada pelos sobreviventes
  • Conheça o elenco e os personagens da 3ª temporada de The Crown